Objetivo é informar, educar e mobilizar a população para a proteção de crianças e adolescentes da violência doméstica, familiar e sexual, além da importância da adoção e prevenção ao trabalho infantil
Nos quatro primeiros meses de 2023, foram mais de 17,5 mil casos de violações sexuais contra crianças e adolescentes, sendo que as violências mais frequentes incluem, além da sexual, a física e casos de negligência. Diante dos dados alarmantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (Disque100), a estratégia do presente projeto é recorrer a um formato de evento, no caso a corrida de rua, que vai além do online e faça o público “vestir a camisa” da pauta literalmente, incluindo a possibilidade de trabalhar a temática na concentração dos atletas.
Como a sensibilização, informação e educação são ferramentas potentes na prevenção às violências contra o público infantojuvenil, a ideia é reunir adultos, crianças e adolescentes nessa corrida para mobilizar os cidadãos de Belo Horizonte. Essa conscientização passa, portanto, por reconhecer a importância do engajamento dos belorizontinos na proteção de crianças e adolescentes frente às violências que mais vitimizam essa faixa etária. Nesse contexto, o período de maio a julho corresponde a meses relevantes em prol dessa proteção e acolhimento.
De acordo com o instituto proponente do projeto, em maio, temos o “Dia Nacional de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Criança e o Adolescente”, além do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” e o “Dia Nacional da Adoção”. Já em junho, há também o “Dia Mundial contra o Trabalho Infantil”.
Essa proposta foi contemplada com recursos oriundos – da reparação a danos a interesses coletivos – indicados pelo Centro de Apoio Operacional da Ordem Econômica e Tributária (CAOET/MPMG), em cumprimento do Termo de Compromisso celebrado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG-0027.23.000875-0.
CLIQUE AQUI e saiba mais.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Instituto Macunaíma de Cultura - Escola de Cidadania
Data de Início: 05 de junho de 2024
Município de Execução: Belo Horizonte
Orçamento do Projeto: R$ 224.000,00
Período de Execução: 4 meses
Status: Em andamento
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 08/11/2024.
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 07/07/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604