Publicado em: 18/03/2024
37

Acordo Social

O acordo é um instrumento de inteligência colaborativa para a coleta seletiva, alicerçado em redes cujo o propósito é engajar pessoas a colaborarem na superação dos desafios da coleta e logística reversa

Há urgência em comunicar, motivar, mobilizar e engajar pessoas e organizações em redes e grupos de governança colaborativa, capazes de superar os desafios atuais das cidades, retratados por exemplo nos lixões a céu aberto e aterros sanitários construídos sem funcionalidade. Diante desse cenário, o projeto “Acordo Social”, apoiado por um Grupo de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, entre outros, busca esse engajamento de pessoas na superação dos obstáculos da Coleta Seletiva: Logística Reversa. Essa é uma das ferramentas do Plano Regional de Coletas Seletivas Múltiplas do Convales, acordado em 11 municípios.

A iniciativa visa, portanto, promover educação ambiental, motivação e mobilização social dos líderes de organizações públicas, empresariais, sociais e civis, a fim de engajá-los na responsabilidade compartilhada da implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos, alinhada à logística reversa. Dessa forma, valorizando e expandindo experiências existentes, das organizações e “Gente que FAS”, por meio de visitas a essas lideranças, encontros dialógicos, oficinas e palestras de educação ambiental, além de um marketing em meio digital de boas práticas de divisão de responsabilidades na coleta e reciclagem criativas.

A agência proponente lembra, ainda, que vivemos hoje uma cultura de desperdícios pelos hábitos de consumir e misturar o que resta de orgânicos com os resíduos recicláveis e rejeitos de banheiros, transformando "tudo" em lixo, entre outros maus hábitos. Essa proposta foi contemplada em cumprimento da cláusula 2.1.10 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da ação civil pública nº 0092646.18.2015.8.13.0470.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do MPMG, em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Agência de Desenvolvimento de Biorregiões do Vale do Rio Urucuia

Data de Início: 14 de março de 2024

Municípios de Execução: Formoso, Uruana de Minas, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Arinos, Riachinho

Orçamento do Projeto: R$ 191.000,00

Período de Execução: 12 meses

Status: Em andamento

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: