Proposta visa registrar de forma documental o trabalho de mestres e contramestres das Guardas do Congado e do Vissungo como patrimônio imaterial do município
A região do Serro consolidou formas diferentes de expressão cultural que mesclam tradições portuguesas, indígenas e africanas. Essas tradições abarcam desde aspectos religiosos e linguísticos até alimentação, música e práticas sociais. É o caso do Vissungo, cantigas em língua africana que são escutadas em diversas atividades cotidianas. O projeto "Afromineiridades - Manifestações no território do Serro" trabalha para registrar essas manifestações tradicionais de modo a fortalecer as culturas populares identitárias.
Há uma crescente vulnerabilidade cultural do passado histórico por parte das gerações atuais, o que gera degradação patrimonial e esquecimento dos vínculos comunitários. Como estes cantos correm o risco de desaparecer, o registro desta manifestação, assim como o inventário dos mestres e contramestres das guardas de congado, é cada vez mais importante para a população da região.
O instrumento de pesquisa e registro documental do Patrimônio Imaterial do Serro será disponibilizado para fundamentar políticas públicas e referendar estudos sobre a ocupação desses territórios, além do conhecimento histórico sobre as dinâmicas de mestiçagens. Com isso, será elaborado o Dossiê para Registro dos Vissungos como formas de expressão linguística e de saberes do município de Serro.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento ao Procedimento de Apoio à Atividade Fim (PAAF) nº 0216.14.000357-7.
Sobre o Semente
O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais. Iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do terceiro setor.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Instituto Serrana
Data de Início: 27/01/2025
Município de Execução: Serro
Bacia Hidrográfica: Bacia dos Rios Jequitinhonha e Mucuri
Orçamento do Projeto: R$ 379.438,10
Período de Execução: 05 meses
Status: Em andamento
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604