
Suporte às atividades da Unidade Regional de Fiscalização Noroeste (URFIS NOR) vai gerar dados para contribuir no monitoramento dos recursos hídricos em Paracatu
Bioma predominante na região Noroeste de Minas Gerais, o Cerrado sofre com o problemas hídricos mesmo contando com bacias que apresentam as maiores vazões do Rio São Francisco. Atividades agropecuárias irregulares, uso não autorizado da água e a construção de barramentos sem licenciamento são algumas dessas questões, agravadas pela intensificação da irrigação e pelas mudanças climáticas. O projeto "Água em Foco - Fiscalização inteligente para a gestão sustentável da água no NMG" busca o desenvolvimento de metodologias para fortalecer a gestão ambiental.
A parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e o Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) pretende fortalecer a Unidade Regional de Fiscalização Noroeste (URFIS NOR) no município de Paracatu, considerado estratégico por sua importância hidrológica e por concentrar 17 Áreas de Conflito Hídrico (DACs), que exigem monitoramento prioritário.
A fiscalização será ampliada por meio do uso de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Com a adoção dessas tecnologias, serão gerados dados que contribuam para a identificação precisa de atividades irregulares, como o uso não autorizado de água e a construção de barramentos fora dos parâmetros legais.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento ao Termo de Compromisso celebrado entre o Ministério Público de Minas Gerais e Copasa MG e Via Cristais nos autos da Ação Civil Pública nº 5002331-04.2025.8.13.0470 e do Inquérito Civil nº 04.16.0470.0196390.2025-46, objeto de acompanhamento no PATAC nº 78.16.0480.0199465.2025-03.
Sobre o Semente
O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD)
Data de Início: 28/01/2026
Município de Execução: Paracatu
Bacia Hidrográfica: Bacia dos Rios Paracatu e Urucuia
Orçamento do Projeto: R$ 204.800,00
Período de Execução: 24 meses
Status: Em andamento
Foto de capa: Rio Paracatu. Leo Boi/Tanto Expresso/CBH São Francisco
Termo de Compromisso
Plano de monitoramento
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 245, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601