Estruturação logística do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, com aquisição de equipamentos, vai ajudar na redução dos danos ambientais causados por incêndios em áreas de preservação de Patos de Minas
Os danos causados por incêndios florestais têm impacto direto no Meio Ambiente, contribuindo para problemas que vão desde a diminuição da biodiversidade até o agravamento da crise climática devido à liberação de gases do efeito estufa por conta das queimadas. Com a meta de mitigar estes danos, a Fundação Salvar propõe o "Água Pura, Vida Segura - Projeto de Proteção dos Mananciais".
A iniciativa busca estruturar logisticamente o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) com a aquisição de equipamentos para atuar na prevenção e no combate a incêndios florestais nas áreas de proteção ambiental de Patos de Minas e região. A cidade e seu entorno sofrem de forma direta com o avanço da urbanização e degradação do Meio Ambiente, e o cuidado com os mananciais é uma maneira de garantir a segurança hídrica das comunidades afetadas.
Os kits que serão adquiridos pela Fundação Salvar permitirão a capacitação de 30 brigadistas de incêndio para que tenham rápida atuação assim que os primeiros focos de fogo forem detectados. Em conjunto com o poder público, os materiais ficarão à disposição nos principais parques da cidade para uso deste pessoal treinado.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Inquérito Civil nº 0480.10.000035-9, objeto de acompanhamento do PA-TAC nº 0480.22.000338-2.
Sobre o Semente
O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Fundação Salvar do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Data de Início: 25/07/2025
Municípios de Execução: Patos de Minas, Biquinhas, Arapuá
Bacia Hidrográfica: Bacia dos Rios Paracatu e Urucuia
Orçamento do Projeto: R$ 250.000,00
Período de Execução: 5 meses
Status: Em andamento
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 63, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601