Manutenção e oferecimento de qualidade de vida aos 25 cães atualmente tutelados na Associação proponente são objetivos do projeto
A Associação dos Protetores dos Animais Abandonados de Bocaiúva (PAAB) abriga animais rejeitados pela sociedade civil e que seriam possivelmente condenados à eutanásia ou à morte, por razões diversas, mas que tecnicamente têm condições de viverem com qualidade. Diante da sua atuação, o projeto “Amor por vidas de quatro patas” visa manter e oferecer qualidade de vida aos 25 cães atualmente tutelados.
Segundo relato da Associação, a realidade de locais destinados ao abrigamento é muitas vezes cruel. Com frequência, as cidades usam os abrigos como único programa no que tange às “políticas públicas relacionadas aos animais não humanos”, situação aliada ao desconhecimento e inexperiência no trato com os animais. Pensando nisso, o presente projeto apresenta uma proposta de desenvolvimento orgânico de manutenção de carnívoros em coletivos.
A ideia é respeitar, ao máximo, a individualidade do bicho atendido, potencializando seu bem-estar nos quesitos alimentação, conforto, cuidados médicos, adoção, castração e longevidade. Essa proposta foi contemplada em cumprimento da cláusula 7, alínea “h” do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos dos Inquéritos Civis nº 0073.15.000216-7 e 0512.10.000175-3.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Associação dos Protetores dos Animais Abandonados de Bocaiúva (PAAB)
Município de Execução: Bocaiúva
Orçamento do Projeto: 100 mil reais
Período de Execução: 12 meses
Data da Contemplação: 7 de novembro de 2023
Status: Em andamento
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 25/06/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604