Projeto prevê suporte técnico para o atendimento às demandas do CAOMA, que requerem o uso de geoprocessamento e sensoriamento remoto na elucidação de conflitos ambientais
O geoprocessamento e o sensoriamento remoto são ferramentas relevantes na resolução de conflitos ambientais, permitindo a integração de ações conjuntas no combate ao desmatamento. Para dar continuidade ao uso dessas tecnologias, com análises espaciais, interpretação e produção de material cartográfico e documentação técnico-científica, o projeto "Apoio ao Núcleo de Geoprocessamento MPMG (2024-2026)" tem como objetivo apresentar novas iniciativas em resposta aos desafios do futuro.
Estes produtos de sensoriamento remoto ajudam a detalhar a situação em áreas de importância ambiental estratégica e em regiões de conflitos ambientais em Minas Gerais. Com softwares e metodologias atualizadas, será possível atender as demandas por meio destas análises e fornecer produtos e apoio técnico especializado.
Estão previstas a elaboração de dados voltados ao planejamento, gestão, fiscalização e monitoramento. Eles permitirão acompanhar séries históricas de alterações na paisagem e a criação de mapas, com informações coletadas por equipes de campo, e também fazer o diagnóstico de inconformidades no uso dos recursos naturais.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 500184079.2022.8.13.0024.
Sobre o Semente
O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais. Iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do terceiro setor.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Instituto Prístino
Data de Início: 09/12/2024
Municípios de Execução: Patos de Minas, Uberaba, Governador Valadares, Diamantina, Montes Claros, Belo Horizonte, Divinópolis, Ubá, Lavras
Bacias Hidrográfica: Bacia do Rio Doce, Bacia do Rio Paraíba do Sul, Bacia dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, Bacia do Rio Grande, Bacia dos Rios Verde Grande e Pardo de Minas, Bacia dos Rios das Velhas e Paraopeba, Bacia Alto do Rio São Francisco, Bacia dos Rios Paracatu e Urucuia e Bacia dos Rios Jequitinhonha e Mucuri
Orçamento do Projeto: R$ 1.792.350,00
Período de Execução: 18 meses
Status: Em andamento
Capa ilustrativa: Reprodução/MPMG
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604