Publicado em: 04/01/2024
253

ASMARE 2030: Reconstruindo sonhos, reciclando resíduos, transformando vidas

Objetivo do projeto é apoiar a reestruturação física, social e operacional da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE), uma das organizações de catadores mais antigas do país

Em 2020, a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE), considerada uma das organizações do gênero mais antigas do Brasil, teve 18,5% de redução na sua capacidade de produção, após incêndio em um de seus galpões. Neste contexto, o presente projeto apresenta três fases, a serem realizadas nos próximos 9 meses. São elas: capacitação de associados para aquisição ou aprimoramento de competências; elaboração do projeto arquitetônico para a ASMARE; e estruturação do mesmo, em vista de modernizar e revitalizar espaços no atendimento às demandas produtivas.

Coleta, seleção, prensa e comercialização de materiais recicláveis como matéria-prima para empresas da cadeia da reciclagem são a fonte única de renda dos trabalhadores da ASMARE, que historicamente retiram resíduos incidentes na bacia hidrográfica do Ribeirão Arrudas. O trabalho é realizado em dois galpões – um na Avenida do Contorno e outro na Rua Ituiutaba, em Belo Horizonte –, envolvendo 150 catadores associados.

Em novembro de 2019, a Associação assinou contrato de prestação de serviços com a Superintendência de Limpeza Urbana de BH. E, menos de um ano depois, foi surpreendida com um incêndio no galpão da Contorno, diminuindo sua capacidade produtiva em 32,4 toneladas ao mês, ou 18,5% da capacidade de produção total.

O objetivo da proposta passa, portanto, pela reconstrução da estrutura física e fortalecimento dos processos de trabalho e vitalidade associativa da ASMARE, ampliando novamente sua capacidade produtiva. Essa proposta foi contemplada em cumprimento da cláusula 4 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Associação Pastoral Nacional do Povo da Rua

Município de Execução: Belo Horizonte

Orçamento do Projeto: 947 mil reais

Período de Execução: 9 meses

Data da Contemplação: 20 de outubro de 2023

Status: Em andamento

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: