Publicado em: 27/03/2024
110

Assistência e cuidado aos animais abandonados

Objetivo é reduzir a incidência de animais de rua, por meio de castrações e ações de conscientização sobre abandono e maus-tratos, além de manutenção do abrigo da Associação proponente, que conta com cerca de 100 animais

A Associação de Resgate e Cuidados Animais (ARCA), proponente deste projeto, abriga hoje cerca de 100 cães e gatos em Janaúba, norte do estado. A maioria deles corresponde à população idosa ou são animais mutilados e sequelados, que são acolhidos por prazo indeterminado devido às suas particularidades e dificuldade de adoção. Ao recolher animais em situação de risco nas ruas, o presente projeto busca diminuir essa incidência e prevenir situações de maus tratos e abandono.

A ARCA já realizou campanhas de castração, sendo a prática, segundo a proponente, a medida mais acertada de controle da população animal. Além disso, a Associação presta serviços de utilidade pública nas redes sociais, contribuindo para a localização de animais desparecidos. Já na casa de acolhimento, após serem realizados os procedimentos necessários com cada cão ou gato, ele é liberado para adoção.

O objetivo desta proposta é, portanto, seguir com o trabalho de resgate e cuidados de animais abandonados; realizar campanhas de caráter educativo de uma Posse Responsável, conscientizando acerca da importância de esterilizar cães e gatos; e atender animais em situação de rua com alimentação, castração e abrigo provisório, com possível adoção, entre outras metas. Ela foi contemplada via Plataforma Semente, em cumprimento das cláusulas 6 e 7 do Termo de Ajustamento de Conduta firmado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG 0351.20.000131-8.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos sociais. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Associação de Resgate e Cuidados Animais (ARCA)

Data de Início: 05 de março de 2024

Município de Execução: Janaúba

Orçamento do Projeto: R$ 78.000,00

Período de Execução: 12 meses

Status: Em andamento

 

Crédito da foto: StockSnap/pixabay

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: