Proposta para o controle populacional dos animais no município de Nova Serrana pretende contribuir para diminuir os casos de abandonos e maus-tratos
O município de Nova Serrana enfrenta problemas com o aumento da população de rua de animais, principalmente cães e gatos. A dificuldade para combater o abandono e os maus-tratos é ampliada pela falta de ações efetivas em programas de castração e conscientização. Pensando nisso, o projeto "Auau Miau, Castrar é Legal" pretende trabalhar junto à Unidade de Atendimento Aos Pets (UAP) para esterilizar 100 animais por mês.
Com a castração de 80 cães e 20 gatos a cada 30 dias, a expectativa é de garantir 1.200 procedimentos por ano. Isso vai ajudar a reduzir a incidência de abandonos, maus-tratos e também de doenças transmitidas por animais. A proposta contemplará bichos de rua, de voluntários e de protetores que pertençam a famílias de baixa renda cadastradas em benefícios do governo federal.
Além disso, o projeto pretende também mobilizar e conscientizar a comunidade sobre a importância da ação. Outros benefícios são a diminuição do risco de acidentes de trânsito causados por animais e o acúmulo de lixo espalhado pelos bairros de Nova Serrana, com impacto direto na saúde pública.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento das cláusulas 7 e 7.2 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública 500184079.2022.8.13.0024.
Sobre o Semente
O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais. Iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do terceiro setor.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Sociedade Protetora dos Animais de Nova Serrana
Data de Início: 26/12/2024
Município de Execução: Nova Serrana
Bacia Hidrográfica: Bacia Alto do Rio São Francisco
Orçamento do Projeto: R$ 748.200,00
Período de Execução: 12 meses
Status: Em andamento
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604