Inicativa irá utilizar castramóvel e técnica cirúrgica minimamente invasiva (MMI), totalizando até 2 mil cirurgias, além de identificação por microchipagem e vacinação em 1.280 cães. Ideia é promover educação humanitária voltada para guarda consciente, identificando principais zoonoses e bem-estar animal em tutores e agentes de saúde, além da aplicação de vídeo-aulas com professores de escolas públicas dos respectivos municípios
A convivência com cães e gatos proporciona benefícios diversos, mas quando a guarda responsável não é colocada em prática, essa convivência gera transtornos. E a superpopulação desses animais tem se tornado um problema nas cidades, sejam de pequeno ou grande porte. Animais sem lares carecem de cuidados básicos e estão sujeitos a fome, maus-tratos, brigas e doenças - muitas delas acometem o ser humano também. Dessa forma, o desastre populacional desses animais torna-se um problema de saúde pública.
O tratamento destinado à guarda responsável deve envolver três aspectos principais: mudança de comportamento para evitar o abandono e maus-tratos, ações humanitárias considerando animais como vítimas de situações criadas pelo ser humano e a responsabilização dos envolvidos. Ou seja, as ações devem envolver agentes públicos, profissionais de saúde e educação, ONG's e a comunidade no geral. Portanto, o presente projeto busca tal integração com a realização do controle populacional desses animais, além de promover educação ambiental.
O projeto foi contemplado por medida compensatória ambiental estabelecida na cláusula 16 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 0003811-02.2019.8.13.0054, que tramitou na Promotoria de Justiça da Comarca de Barão de Cocais.
Proponente: Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (ONG Ajuda)
Municípios de execução: Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo
Valor do Projeto: R$ 776.467,00
Período de Execução: 24 meses
Data da Contemplação: 09/02/2022
Status: Em andamento
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 26/09/2024.
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 27/02/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604