Projeto irá realizar curso de construção ecológica para jovens e adultos em Piedade do Paraopeba, com o registro audiovisual do processo de capacitação
Uma cidade devastada por uma tragédia ambiental carece de reconstrução. De estruturas físicas, mas também emocionais. Com o foco no desenvolvimento sustentável e na capacitação das comunidades de Piedade do Paraopeba, distrito de Brumadinho-MG, o projeto “Bio Reconstrução” oferece um curso de construção ecológica para jovens e adultos, incluindo o registro audiovisual de todo o processo.
A ideia da capacitação é também abrir uma gama maior de oportunidades aos alunos inscritos, que poderão utilizar as técnicas aprendidas para empreender e gerar renda, além de preservar o meio ambiente. Para a proponente do projeto, Alessandra Oliveira, o rompimento da barragem de Brumadinho levou a uma desestruturação dos moradores em geral, com altos índices recentes de alcoolismo, depressão e falta de produção.
Por isso, o projeto propõe essa reconstrução física gradual, com técnicas e princípios das construções ecológicas, e de quebra uma “reconstrução emocional”. “Mexer com a terra e cuidar da natureza cura a alma. Importante ressaltar que o legado de conhecimento deixado pelo curso beneficiará a comunidade e o meio ambiente, com a disseminação de práticas de construção aliadas ao desenvolvimento sustentável”, pontua Alessandra.
Os alunos do curso serão compostos por jovens e adultos de Brumadinho, independentemente de gênero, raça ou classe social. A capacidade será de 60 participantes, que receberão transporte, almoço e lanche. Serão transmitidos a eles conhecimentos teóricos e práticos das construções ecológicas, baseadas em uma metodologia que minimiza os impactos ao meio ambiente, levando em conta aspectos que incluem a utilização dos recursos naturais com sabedoria e a viabilidade financeira do empreendimento.
Essa proposta foi contemplada em cumprimento ao Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil pública nº 5002343-33.2021.8.13.0090.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.
Proponente: Associação Casa Cultura da Villa Rica – CCVR
Município de execução: Brumadinho
Valor do Projeto: R$ 477.000,00
Período de Execução: 16 meses
Data da Contemplação: 6 de julho de 2023
Status: Em andamento
Foto: Carolina Borges/Semente
Plano de monitoramento
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 07/12/2024.
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 02/07/2024.
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 1º/03/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604