Informações e documentos serão analisados para revitalizar o espaço, tombado pelo Patrimônio Histórico-Cultural de Belo Horizonte
A modernização e revitalização do CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais é estratégica para o fortalecimento da fotografia mineira contemporânea, a formação de público na área, o estímulo ao circuito turístico-cultural de Belo Horizonte e à preservação do patrimônio da cidade. Construído em 1925, com estilo eclético de influência neoclássica, o imóvel integra o Conjunto Urbano da Av. Afonso Pena e foi tombado pelo patrimônio municipal em 1994. Criado por meio de parceria entre a Secretaria de Cultura de Minas Gerais e o Instituto Moreira Salles, o espaço é hoje gerido pela Fundação Clóvis Salgado.
A proposta contempla a elaboração dos projetos arquitetônicos e complementares executivos de restauração para futura requalificação do equipamento, dando início ao processo de melhoria do CâmeraSete de forma ampla. A edificação apresenta sinais de desgaste físico e estrutural, demandando atenção urgente para garantir preservação, funcionalidade e acessibilidade.
No estudo do projeto, foram encontrados registros de três intervenções, em 1982, 1997 e 1999, sem reformas significativas desde então. Com isso, é necessário elaborar os projetos técnicos para assegurar um espaço seguro, acessível e conforme as normas atuais. Informações detalhadas sobre o histórico de conservação e estado atual do bem serão sistematizadas no Diagnóstico do Bem e Estudo Preliminar, que orientará as decisões projetuais.
Sobre o Semente
O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA)
Data de Início: 01/10/2025
Município de Execução: Belo Horizonte
Bacia Hidrográfica: Bacia do Rio das Velhas e Paraopeba
Orçamento do Projeto: R$ 542.900,00
Período de Execução: 10 meses
Status: Em andamento
Plano de monitoramento
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 63, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601