Proposta visa elaborar projetos preliminares para a recuperação do muro de pedra seca no entorno da Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem, em Itabirito. Além disso, será elaborado também um projeto de capacitação técnica em cantaria
Uma das marcas da identidade paisagística das cidades coloniais mineiras, a técnica de alvenaria da pedra seca ganhou contornos únicos no estado, reconhecidos mundialmente pela sua presença tanto nas estruturas quanto na ornamentação. Mas esse tipo de técnica tem se tornado cada vez mais escasso, com impacto em locais como Itabirito, que tem em seu centro histórico importantes elementos de alvenaria de pedra. Para resolver a urgente necessidade de capacitação de novos profissionais, a Joaquim Artes e Ofícios – em parceria com a Prefeitura de Itabirito – propõe a produção dos projetos preliminares para o refazimento do muro e escadaria de “pedra seca”, localizados ao fundo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem, no centro histórico tombado do município.
O espaço, que era originariamente em pedra seca, foi descaracterizado e ruiu. Hoje, ainda que preserve vestígios do muro e da antiga escadaria que dava acesso à parte posterior da igreja, encontra-se sem estabilização geotécnica, em ruínas de uma estrutura de concreto. Isso desrespeita as orientações previstas no tombamento do perímetro da igreja e da Zona Especial de Interesse Histórico (ZEIH), que recomendam reformas e construções na promoção da harmonia arquitetônica ao conjunto.
A proposta ajuda na difusão e resgate da técnica de alvenaria, com a priorização de mestres canteiros nas intervenções dos bens tombados, e visa contribuir na requalificação arquitetônica e urbanística do espaço urbano tombado. Assim, resgatando a memória, os valores e saberes tradicionais. A recuperação do muro, de aproximadamente 60 metros lineares, se dará após essa primeira etapa que consiste na investigação e documentação adequada sobre o local (incluindo projetos básicos e executivos e suas respectivas planilhas orçamentárias).
Contará também com a construção de um curso de capacitação gratuita em alvenaria de “pedra seca” para comunidade local vulnerável, promovendo popularização e difusão das técnicas de cantaria, educação patrimonial e o resgate do ofício na região. Essa proposta foi contemplada em cumprimento às cláusulas 7 e 7.2 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública 500184079.2022.8.13.0024.
Sobre o Semente
O Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Joaquim Artes e Ofícios
Data de Início: 15 de outubro de 2024
Município de Execução: Itabirito
Bacia Hidrográfica: Bacia dos Rios das Velhas e Paraopeba
Orçamento do Projeto: R$ 392.300,00
Período de Execução: 6 meses
Status: Em andamento
Foto meramente ilustrativa. Reprodução/Google Maps
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604