Nessa quinta-feira (08/02), a equipe multidisciplinar da Plataforma Semente se dividiu em prol de duas capacitações para a escrita de propostas, referentes ao Ciclo: “Transformando Ideias em Projetos”. No turno da manhã, representantes dos âmbitos técnico, jurídico, financeiro e de comunicação estiveram no Centro Municipal de Educação Nossa Senhora do Rosário, em Barão de Cocais, onde aproximadamente 35 pessoas acompanharam a oficina. Já no período da tarde, os demais integrantes do Semente ofereceram a capacitação para cerca de 30 presentes na Escola Municipal Rubem Costa Lima, em São Sebastião das Águas Claras (Macacos), distrito de Nova Lima.
“Já aconteceu de submetermos projeto para a chamada de iniciativa diferente e, devido a ‘uma ou outra vírgula’, ele não passar e sequer recebermos qualquer retorno. O que vocês fazem aqui, hoje, além de oferecer transparência no processo, traz uma oportunidade única de darmos o melhor direcionamento possível às ações que pretendemos realizar”, afirmou Gilson Nogueira, representante do Instituto Pé de Urucum e um dos participantes da oficina em Barão de Cocais.
A Chamada Semente 01/2024 é direcionada para Cocais e também Santa Bárbara, preferencialmente para as comunidades de Vargem da Lua, André do Mato Dentro, Córrego do Arroz e Cruz dos Peixotos, bem como outros distritos da região. Interessados têm até o dia 17 de março para submeterem propostas na Plataforma. Já a Chamada 02/2024 receberá ideias para Nova Lima, especialmente São Sebastião das Águas Claras, distrito também conhecido como Macacos. Para lá, o prazo de submissão se encerra no próximo dia 18 de fevereiro.
Ambas as chamadas irão selecionar, nas respectivas regiões, iniciativas socioambientais de proteção, reparação, preservação e conservação do Meio Ambiente Natural, Cultural, Urbanístico e Defesa dos Animais. Após a submissão, a proposta passa por uma avaliação da equipe do Semente antes de ser enviada para análise de conveniência de contemplação da Promotoria de Justiça. Se aprovada, recebe os recursos de medidas compensatórias ambientais destinados pelos promotores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do MPMG, em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604