Proposta inclui visitas programadas e acompanhadas por equipe multidisciplinar na RPPN Santuário do Caraça, trabalhando as temáticas da relação homem e natureza, biodiversidade, água e conhecimento tradicional das plantas medicinais
Deixar de priorizar o virtual para uma conexão real com a natureza, por meio de atividades educativas nas trilhas da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Santuário do Caraça. Explorar assim a biodiversidade, as águas em qualidade e quantidade e as plantas medicinais. Essa é a proposta do “Caraça e Natureza!”, que deverá trabalhar tais temáticas com a equipe multidisciplinar na Reserva, elaborando um Plano de Educação Ambiental a ser executado nas visitas e um guia botânico interpretativo das trilhas da Capelinha, Cascatinha e Banho do Belchior.
Ao aproximar as comunidades do entorno da RPPN e Serra do Caraça para essa vivência, o foco principal do projeto é estreitar a relação entre criança e natureza, conhecendo para preservar e vice-versa. Isso porque entende-se que, cada vez mais, esse convívio toma outros ares e a relação torna-se menos harmoniosa, alavancadas pela exposição desenfreada às telas de smartphones e aos conteúdos disponíveis nas plataformas digitais.
O público-alvo inclui diretamente estudantes e professores de escolas públicas, suas famílias, os conhecedores das plantas e comunidade em geral de Santa Bárbara e Barão de Cocais. Com a investigação e experimentação proporcionadas, os alunos serão capazes de perceber a composição florística e diversidade faunística da Serra do Caraça. Além disso, as atividades de análises de qualidade de água promovem um senso comum de direito à mesma e desperta a importância da preservação dos mananciais e de todo o ecossistema necessário para nutrir um corpo hídrico.
Por fim, irão conhecer a diversidade das plantas medicinais nativas e seus usos tradicionais, bem como a ciência como ferramenta importante na valorização e valoração das plantas. Esse projeto foi selecionado na Chamada Semente nº 01/2024 e contemplado com recursos de medida compensatória ambiental em cumprimento à Cláusula Segunda do Termo de Ajustamento de Conduta, cujo acompanhamento é objeto do PA-TAC nº 0572.23.000.163-6.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Huperzia Ecologia e Conservação
Data de Início: 09 de setembro de 2024
Municípios de Execução: Barão de Cocais e Santa Bárbara
Orçamento do Projeto: R$ 420.000,00
Período de Execução: 18 meses
Status: Em andamento
Foto: Lucas Rodrigues/Plataforma Semente
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604