Publicado em: 04/01/2024
457

Caravana Asas do Carste: Olhares com ciências

Caravana consiste em sete eventos nos municípios alvos, por meio de oficinas temáticas e material já produzido de associação à APA Carste, unidades de conservação e o Sítio Ramsar Lund Warming, importante zona úmida do planeta segundo a Unesco

Na busca por gerar conscientização ambiental, foi realizado por quatro anos o projeto Rede Asas do Carste, monitorando aves de sete lagoas cársticas e trabalhando os ecossistemas relacionados, além da importância do Carste e seu aquífero. À época foi criado, inclusive, um álbum de figurinhas para as escolas das comunidades e em subcomitês hidrográficos. Agora, o projeto “Caravana Asas do Carste: Olhares com ciências”, proposto pelo Instituto Pé de Urucum, consiste na realização de sete eventos nos municípios alvos, por meio de oficinas temáticas e outras ações.

O crescimento econômico e populacional em curso na APA Carste de Lagoa Santa vai levando à iminente perda do restante dos ecossistemas locais e seus serviços, sendo a conscientização ecológica essencial à sua proteção. Pensando nessa e em outras razões, o projeto tem como objetivo mobilizar o público escolar e divulgar informações sobre o Carste e a ecologia das lagoas cársticas em Pedro Leopoldo, Lagoa Santa e São José da Lapa, entre outros municípios.

A ideia é incentivar a educação ambiental e o diálogo sobre ações conservacionistas em sete escolas, divulgando e fortalecendo a rede “Asas do Carste” como proposta metodológica e educativa. O envolvimento dos alunos e comunidades locais deverá propiciar um ensino participativo, que possa resultar em práticas de desenvolvimento sustentável, preservação e recuperação ambiental. Essa proposta foi contemplada em cumprimento da cláusula 3 do Termo de Ajustamento de Conduta firmado nos autos do Inquérito Civil nº 1.22.000.002335/2021-82/MPF e do Procedimento 19.16.0696.0061732/2022-11/MPMG.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Instituto Pé de Urucum

Municípios de Execução: Pedro Leopoldo, Vespasiano, Prudente de Morais, Confins, Matozinhos, Lagoa Santa, São José da Lapa

Orçamento do Projeto: R$ 74.970,00

Período de Execução: 18 meses

Data da Contemplação: 26 de setembro de 2023

Status: Em andamento

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: