Publicado em: 21/03/2024
127

Caretada dos Amaros: Salvaguarda Patrimonial

Projeto visa a promoção, salvaguarda e fortalecimento da Caretada e grupo cultural relacionado, atuando na melhor utilização do patrimônio imaterial de Paracatu, com o desenvolvimento de mostras e apresentações

A comunidade quilombola dos Amaros representa um território histórico tradicional situado em Paracatu. Reconhecida pela Fundação Palmares via Portaria 34/2004, a família reside hoje, em sua maioria, na região do bairro Paracatuzinho, considerado quilombo urbano. A Caretada dos Amaros, expressão dos descendentes africanos, é a manifestação popular mais conhecida na localidade. Em 2022, após 15 anos da sua última apresentação, os remanescentes da família resgataram a Caretada e trouxe de volta a latência do patrimônio cultural. A valorização desse patrimônio imaterial de Paracatu é objetivo deste projeto, proposto pela Fundação Conscienciarte e contemplado via Semente.

Durante a noite de São João, os participantes se transvestem com máscaras, daí o nome, além de fitas e roupas coloridas, e saem cantando e dançando pelas ruas. Essa dança deve durar, ininterruptamente, cerca de 24 horas, exigindo notável resistência física e motricidade. A Caretada foi idealizada pelo tocador Benedito Guimarães e o capitão Honório Guimarães, em um resgate familiar. “Tudo que os Amaros produzem no campo das artes tem bastante significado em sua vida, pois é por meio dele que mantém viva e reinventam sua identidade”, diz o historiador dos remanescentes quilombolas de Paracatu, Paulo Silva.

A ideia da fundação proponente é valorizar as tradições e festejos da manifestação, por meio da apresentação, oficinas e mostras artístico-culturais, contribuindo para o fortalecimento da Família Quilombola dos Amaros e formação do novo Grupo Cultural: Caretada dos Amaros. Essa proposta foi contemplada em cumprimento da cláusula 5 do Termo de Compromisso Ambiental celebrado nos autos do inquérito civil nº 0470.22.000403-5.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Fundação Conscienciarte

Data de Início: 1º de abril de 2024

Municípios de Execução: Belo Horizonte, Paracatu

Orçamento do Projeto: R$ 241.000,00

Período de Execução: 12 meses

Status: Em andamento

 

Foto: Reprodução / Fundação Conscienciarte

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: