Projeto visa estabelecer um centro integrado de informações específicas para a Gestão Ambiental e de Proteção e Defesa Civil, unindo dados de diversas instituições públicas dos três níveis federativos
Minas Gerais é o estado brasileiro com as maiores incidências de desastres naturais (Confederação Nacional de Municípios - CNM, 2023), tendo sido palco de tragédias ambientais impactantes tais como o rompimento das barragens de rejeito em Mariana (2015) e Brumadinho (2019). Nesse contexto, é fundamental que o estado esteja equipado com uma estrutura tecnológica capaz de centralizar informações climáticas, pluviométricas, geológicas e relacionadas a eventos adversos complexos, incluindo epidemias. Para tanto, a implementação dessa estrutura visa não somente prevenir, mitigar e preparar-se para desastres, mas também responder e recuperar-se de forma eficiente diante de situações emergenciais.
O objetivo geral da criação do Centro de Inteligência em Defesa Civil (CINDEC/MG) é integrar tais informações por meio de um portal, o qual subsidiará através da coleta, análise e conhecimento gerado a tomada de decisão dos entes federativos envolvidos e da própria sociedade. Destaca-se nesse ínterim a promoção da integração das informações relacionadas a meteorologia, geologia, hidrologia e climatologia nas áreas de chuvas e seus impactos, seca e estiagem, barragens e epidemias.
O CINDEC/MG, portanto, deverá representar um avanço significativo em termos de eficiência, estruturação e modernização na coleta e processamento de informações, análise de dados, planejamento estratégico, distribuição de comunicados e alertas de emergência, além da apresentação de relatórios gerenciais e protocolos para a tomada de decisões.
Assim, atuando como um guia para ações de monitoramento, alerta e resposta, em busca de fortalecer a gestão do risco e do desastre, com o propósito de tornar as cidades e a população mais resilientes em Minas. Esse projeto foi contemplado em cumprimento da cláusula 6 do Termo de Compromisso cujo acompanhamento é objeto do PATAC nº MPMG-0024.23.017132-4.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Instituto Proteja Minas
Data de Início: 19 de junho de 2024
Municípios de Execução: Araxá, Barão de Cocais, Barbacena, Belo Horizonte, Brumadinho, Caeté, Congonhas, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Juiz de Fora, Mariana, Montes Claros, Nova Lima, Ouro Preto, Paracatu, Santa Bárbara, Uberaba, Uberlândia
Orçamento do Projeto: R$ 12.500.000,00
Período de Execução: 24 meses
Status: Em andamento
Foto de capa: Eric Bezerra/MPMG
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604