Objetivo da proposta é viabilizar a equipe de coleta de sementes para o Instituto Terra, assegurando a eficiência do trabalho e respeitando a segurança ocupacional dos profissionais envolvidos, bem como os aspectos técnicos da atividade
O Instituto Terra, proponente deste projeto, tem 25 anos de atuação na restauração florestal de áreas degradadas do bioma Mata Atlântica, com práticas de educação ambiental e a proteção e recuperação de nascentes. De acordo com o “Terra”, a recriação da Mata Atlântica carece de sementes das espécies nativas – com a destruição e fragmentação do bioma, elas se tornaram um recurso raro. Para criar uma floresta sustentável, é necessário não somente um número elevado de diferentes espécies de árvores, mas também ampla variedade genética.
Para tanto, o Instituto deve visitar fragmentos de floresta encontrada nas propriedades rurais da sua vizinhança, em um raio de cerca de 200km, mantendo uma equipe de no mínimo três pessoas com automóveis na realização da tarefa. No momento, o proponente apresenta somente um fornecedor de semente e a compra não é garantida, porque há outros projetos de reflorestamento concorrentes.
Antes de o Instituto iniciar suas atividades na Fazenda Bulcão, havia ali uma paisagem de pastagens degradadas. Com os indicadores bem-sucedidos na fazenda ao presente projeto, ampliando os plantios nas áreas próximas ao entorno da agora Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a ideia é criar um corredor ecológico e possibilitar que a fauna se estabeleça nessa nova floresta.
Além da coleta de sementes nativas da Mata Atlântica em segurança e com responsabilidade ambiental, o objetivo, portanto, passa também pela realização de treinamentos referentes a temas pertinentes à atividade, assegurando a qualidade na coleta; a comunicação aos proprietários de terras da região sobre a importância da ação; e ainda à sociedade como um todo, em prol da restauração ecossistêmica da Mata Atlântica.
Essa proposta foi contemplada em cumprimento da cláusula 9 do Termo de Acordo celebrado em 04/10/2022, entre o Ministério Público do Estado de Minas Gerais e a Vale S/A, com a interveniência do Instituto Estadual de Florestas e do Estado de Minas Gerais, no bojo dos autos do Procedimento de Apoio à Atividade Fim nº MPMG - 0024.15.001557-6 e dos Inquéritos Civis nº 0090.16.000264-9, 0319.03.000008-1 e 0319.16.000072- 9.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Instituto Terra
Município de Execução: Aimorés
Orçamento do Projeto: R$ 999.600,00
Período de Execução: 24 meses
Data da Contemplação: 26 de setembro de 2023
Status: Em andamento
Fotos: Arquivo | Instituto Terra
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, entre 19 e 21/03/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604