Iniciativa busca conscientizar e engajar comunidades de Barão de Cocais e Santa Bárbara na conservação da biodiversidade e sustentabilidade ambiental. Para tal, envolverá atividades como levantamento de fauna e flora e estudos etnobotânicos
As comunidades de Vargem da Lua, André do Mato Dentro, Córrego do Arroz e Cruz dos Peixotos, na região central do estado, enfrentam impactos ambientais significativos, com a degradação do solo, contaminação da água e perda da biodiversidade. Com seus recursos naturais afetados, bem como a qualidade de vida, o presente projeto visa sensibilizar seus moradores e entorno acerca da importância do Meio Ambiente Natural, por meio de ações de conscientização. Não somente documentando e preservando a riqueza biológica única da região, mas também envolvendo as comunidades na proteção e geração sustentável de recursos, visando mitigar tais impactos.
Para tanto, a proposta envolve atividades de levantamento da fauna e flora da região, estudos etnobotânicos, produção de pinturas artísticas e realização de eventos socioambientais. Além dos residentes das comunidades mencionadas, seu público-alvo envolve trabalhadores, artistas, autoridades locais, órgãos governamentais e organizações da sociedade civil atuantes nessas regiões, entre outros. O escopo do projeto prevê ainda a produção de um livro ilustrado sobre as espécies etnobotânicas, com os exemplares a serem distribuídos entre os moradores, escolas locais, unidades básicas de saúde e bibliotecas.
Em linhas gerais, portanto, o foco é restaurar e fortalecer a integridade do meio ambiente natural nessas comunidades, promovendo a conscientização, conservação da biodiversidade e práticas sustentáveis em prol de uma coexistência equilibrada. Esse projeto foi selecionado na Chamada Semente nº 01/2024, em cumprimento ao estipulado no Termo de Ajustamento de Conduta cujo acompanhamento é objeto do PA-TAC nº 0572.23.000.163-6.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Associação para a Conservação da Biodiversidade - ProBiodiversa Brasil
Data de Início: 02 de setembro de 2024
Municípios de Execução: Barão de Cocais, Santa Bárbara
Orçamento do Projeto: R$ 420.000,00
Período de Execução: 12 meses
Status: Em andamento
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 05/12/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604