Proposta tem o objetivo de identificar agentes da coleta seletiva na região para melhorar o trabalho de recuperação de resíduos
Um desafio encontrado no trabalho de catadores de resíduos recicláveis é o de identificar todos os agentes que atuam neste tipo de ação. O projeto "Conexões Sustentáveis: Organizando Catadores para a Reciclagem na região do Alto Paranaíba" visa cuidar deste ponto criando um inventário que ajude na identificação das demandas técnicas e operacionais para melhorar a vida dos catadores da região do Alto Paranaíba, catalogando seus perfis socioeconômicos e ajudando a diagnosticar as necessidades práticas destes coletivos.
Atualmente, não há muitas informações disponíveis sobre os catadores nos 12 municípios da área de abrangência dessa proposta, e é para compreender a situação deste trabalho que a iniciativa tem como objetivo localizá-los e entender os detalhes sobre suas atividades. Com isso, será possível sanar problemas operacionais, como modais de transporte e rotas de coleta, identificando interessados em atuar de forma organizada em associações ou cooperativas.
A tabulação destes dados vai permitir que, além de identificar todos os trabalhadores envolvidos, depois se façam avaliações sobre a produtividade de coleta e triagem do catador e as demandas de melhoria, elaborando propostas de adequação sociotécnica dos processos de produção e trabalho.
Sobre o Semente
O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias ou indenizatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Instituto Atemis
Data de Início: 01/08/2025
Municípios de Execução: Morada Nova de Minas, Patos de Minas, Rio Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté, Biquinhas, Varjão de Minas, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Tiros, Arapuá, São Gotardo, Matutina
Bacia Hidrográfica: Bacia dos Rios Paracatu e Urucuia
Orçamento do Projeto: R$ 249.200,00
Período de Execução: 18 meses
Status: Em andamento
Foto meramente ilustrativa: Luísa Mosqueira/Semente
Plano de monitoramento
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 63, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601