Objetivo é construir um complexo com casas para residência inclusiva, enfermaria e espaços de convivência, com o propósito de acolher pessoas com deficiência na faixa etária entre 19 e 59 anos e sem estrutura familiar
A população identificada como Pessoa com Deficiência (PCD) representa 8,9% da total no país, ou seja, quase 19 milhões de indivíduos segundo a PNAD Contínua 2021. Desses, cerca de 50% não conseguem arcar com serviços de saúde, complementa a Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante de tal contexto, a Associação dos Protetores das Pessoas Carentes (ASSOPOC) desenvolve um trabalho de acolhimento a jovens e adultos, com algum tipo de deficiência, na faixa etária entre 19 e 59 anos. Considerando que a instituição recebe outras solicitações de acolhimento, em Crucilândia e região, este projeto propõe a ampliação do serviço, oferecendo moradia, qualidade de vida e acesso à saúde ao acolhido, em consonância ao Estatuto da PCD.
A primeira etapa da proposta abrange os projetos complementares, terraplanagem e cercamento para a construção de seis residências inclusivas e uma enfermaria, visando promover a ampliação e qualificação do atendimento multidisciplinar e acolhimento institucional. Dessa forma, proporcionando maior cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas de 108 acolhidos, sendo 60 PCDs na faixa etária mencionada mais 48 na enfermaria, considerando também os idosos acompanhados na instituição.
Esse complexo será construído no município mineiro de Crucilândia, onde a associação proponente já atua com duas unidades inclusivas, e envolve ainda os seguintes espaços de convivência aos indivíduos em situação de vulnerabilidade social: administração, guarita, lazer e capela. Esse projeto foi contemplado via Semente, em cumprimento da Cláusula 2 do Termo de Compromisso celebrado nos autos do inquérito civil nº 0223.23.001045-4.
Semente
O Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Associação dos Protetores das Pessoas Carentes - ASSOPOC
Data de Início: 03 de outubro de 2024
Município de Execução: Crucilândia
Orçamento do Projeto: R$ 328.000,00
Período de Execução: 3 meses
Status: Em andamento
Foto: assopoc.org.br/residencia-inclusiva
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 16/12/2024
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604