Máquinas para extrusão de isopor e descontaminação de lâmpadas irão ajudar região de Patos de Minas a lidar com seu aterro sanitário
Polo regional do Alto Paranaíba, Patos de Minas é o destino de muitos resíduos descartados nas cidades vizinhas – incluindo materiais altamente tóxicos, como EPS (sigla em inglês para o poliestireno expandido, o famoso "isopor") e lâmpadas. A presença destes elementos em aterros sanitários causa a contaminação do solo e tem reflexos para a população das cidades impactadas. O projeto "DescontaMinas" busca resolver este problema no município da região oeste de Minas Gerais.
A iniciativa da Associação de Proteção Ambiental Nacional (APAN) tem como objetivo adquirir duas máquinas específicas para o centro de referência em logística reversa de Patos de Minas. Ponto de descarte de EPS e lâmpadas que têm origem desde a administração pública, passando pelo comércio e produtores rurais, até a população em geral, o local é propício para receber tanto a máquina moinho extrusora, que lida com o isopor, e também a descontaminadora de lâmpadas, que tritura o vidro e seus materiais tóxicos.
Estes equipamentos possibilitam melhor manejo e acondicionamento do EPS e das lâmpadas descartadas e garantem a chance de reutilização dos materiais, que podem retornar à indústria. Com isso, o "DescontaMinas" ajuda a promover a saúde pública e a melhorar a qualidade do meio ambiente da região.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Inquérito Civil nº 0480.10.000035-9.
O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Associação de Proteção Ambiental Nacional (APAN)
Data de Início: 04/08/2025
Municípios de Execução: Morada Nova de Minas, Patos de Minas, Rio Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté, Biquinhas, Varjão de Minas, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Tiros, Arapuá, São Gotardo, Matutina
Bacia Hidrográfica: Bacia dos Rios Paracatu e Urucuia
Orçamento do Projeto: R$ 214.571,43
Período de Execução: 7 meses
Status: Em andamento
Foto de capa: Ecoponto de Patos de Minas vai receber o maquinário do projeto/Divulgação
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 63, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601