Projeto visa promover conscientização ambiental em comunidades de Santa Bárbara e Barão de Cocais, por meio de workshop e apresentação de peça teatral a alunos de escolas municipais, entre outras atividades
Há uma rica biodiversidade em comunidades de Santa Bárbara, região central do estado: em André do Mato Dentro, nascentes e cachoeiras, além de atividades econômicas que incluem agricultura e produção artesanal; já Cruz dos Peixotos é outro exemplo que atrai visitantes com uma imponente cachoeira. Porém, ambas as comunidades estão envolvidas na atividade mineradora, com poluição hídrica e atmosférica. Nesse contexto, o presente projeto busca promover a conscientização ambiental e práticas sustentáveis, transformando resíduos orgânicos de cantinas escolares, além de diversas matérias-primas.
A instituição proponente lembra que a produção de biofertilizante, compostagem e hortas caseiras destacam a importância de uma agricultura sem agrotóxicos, privilegiando uma alimentação saudável e fontes de renda associadas à conservação do meio ambiente. O estudo do solo, portanto, é essencial para otimizar tais práticas. A proposta irá abordar conceitos de educação ambiental, proporcionando exemplos práticos para aplicação no cotidiano com vistas ao desenvolvimento sustentável e um futuro mais promissor.
A introdução desses conceitos será feita em escolas municipais e duas associações comunitárias na região de Santa Bárbara. A ideia é implementar um sistema de coleta seletiva eficaz nessas escolas e nas sedes das comunidades, sensibilizando os alunos para as questões ambientais, dentre outras ações. No escopo do projeto, a implementação de um workshop inicial juntamente com uma apresentação teatral irá abordar temas como o descarte adequado de resíduos, construção de hortas escolares, composteiras e produção de biofertilizante. Ainda, capacitações aos moradores das comunidades sobre manejo e preparação da terra e tipos de hortaliças, além de um minicurso referente ao estudo de solo com a doação de sementes e mudas frutíferas.
Esse projeto foi contemplado na Chamada Semente nº 01/2024. Ele ocorre em cumprimento ao estipulado no Termo de Ajustamento de Conduta cujo acompanhamento é objeto do PA-TAC nº 0572.23.000.163-6.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: ONG Juventude Viração
Data de Início: 09 de setembro de 2024
Município de Execução: Santa Bárbara
Orçamento do Projeto: R$ 361.000,00
Período de Execução: 8 meses
Status: Em andamento
Crédito da foto: Reprodução | assai.com.br/revista/julho-agosto-edicao-58
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 09/12/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604