Publicado em: 13/12/2023
658

Elaboração dos projetos executivos de restauro e adaptação do Palacete Dantas

Bem tombado a níveis municipal e estadual necessita de ações de conservação. Para tanto, proposta prevê a elaboração de projetos executivos de arquitetura, engenharia e complementares para a restauração e adaptação do Palacete

O Palacete Dantas e sua singular arquitetura remontam ao início do século XX, situados hoje no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. O edifício é considerado um exemplo marcante da arquitetura neoclássica, caracterizada por suas fachadas ornamentadas, colunas dóricas e a imponente presença projetada pelo arquiteto Luiz Olivieri, em 1915. Apesar de toda essa importância histórica e cultural e seu tombamento a níveis estadual (IEPHA/MG) e municipal (Patrimônio Cultural de BH), o bem necessita com urgência de ações de preservação. Desta forma, o presente projeto prevê, como objetivo principal, a elaboração de projetos executivos visando a restauração e adaptação do Palacete.

Nas últimas décadas, o edifício sofreu os efeitos do tempo e da exposição às intempéries, além da falta de manutenção adequada. A deterioração das estruturas, fachadas e elementos decorativos tornou-se visível, representando um risco iminente à integridade do patrimônio. O projeto de restauro do Dantas, portanto, é motivado pela preservação da memória histórica da capital, ao mesmo tempo em que relembra a modernidade e o progresso aspirados pela cidade durante a Primeira República.

Entre os objetivos específicos da proposta, vale citar ainda a garantia técnica e execução futura das obras e serviços civis de restauro e adaptação, além do exemplo de inovação à sociedade mineira e o compromisso com a preservação cultural e do meio ambiente. Todas as ações do projeto deverão observar às normas da ABNT e as orientações técnicas dos órgãos competentes, atendendo também aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU (ODS). Essa proposta foi contemplada em cumprimento da cláusula 4 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Instituto Cultural Cidade Viva

Município de Execução: Belo Horizonte

Orçamento do Projeto: R$ 938.645,80

Período de Execução: 6 meses

Data da Contemplação: 20 de outubro de 2023

Status: Em andamento

 

Fachada do Palacete Dantas, na região da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte-MG

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: