Proposta tem dois cursos imersivos e gratuitos sobre como produzir alimentos sem tóxicos com o uso da agrofloresta, além de outras práticas de regeneração da natureza
País que mais consome agrotóxicos no mundo em números absolutos, o Brasil registra um consumo anual de 7,5 litros anuais de substâncias nocivas por pessoa, de acordo com dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para combater tal tendência, a "Escola de Educação Ambiental e Produção de Alimentos Agroecológicos de André do Mato Dentro" propõe construir práticas sustentáveis na agricultura, garantindo soberania alimentar e oportunidades de vida digna na zona rural para jovens de André do Mato Dentro e região de Santa Bárbara.
Além de buscar saídas para produzir alimentos orgânicos, o projeto também visa trabalhar na recuperação da Mata Atlântica. Bioma mais desmatado do território brasileiro, com apenas 12,4% da floresta original ainda em pé, a Mata Atlântica tem especial importância no vilarejo de André do Mato Dentro, onde há a segunda maior concentração dessa vegetação no estado de Minas Gerais, com elevado número de nascentes de rios.
A ideia da Escola de Educação Alimentar visa ainda combater o êxodo rural ao demonstrar alternativas de renda e possibilidades de vida. O orçamento do projeto será, em grande parte, destinado aos moradores do vilarejo, ajudando a pavimentar um caminho para que André do Mato Dentro torne-se referência e polo regional na agricultura sem o uso de tóxicos e na regeneração da natureza. A proposta de formar uma turma para vivenciar os dois cursos oferecidos tem como objetivo uma imersão mais profunda e completa, propiciando assim um aprendizado integrado.
Esse projeto foi contemplado no Termo de Ajustamento de Conduta cujo acompanhamento é objeto do PATAC nº 0572.23.000.163-6.
Semente
O Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do MPMG, em parceria com o CeMAIS, para recebimento de propostas socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. Hoje é considerado o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais. No Instagram: @novosemente.
Proponente: Raul Sampaio
Data de Início: 02 de setembro de 2024
Município de Execução: Santa Bárbara
Bacia Hidrográfica: Bacia do Rio Doce
Orçamento do Projeto: R$ 61.000,00
Período de Execução: 05 meses
Status: Em andamento
Fotos: Tetê Moreira/Casimira Agroecologia
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604