Publicado em: 17/09/2024
45

Estudo sobre a biodisponibilidade de Arsênio em solo e poeira no distrito de Aranha-MG

Investigar a bioacessibilidade do Arsênio (As) em amostras de solo e poeira de Aranha, distrito de Brumadinho, irá responder às elevadas concentrações previamente identificadas em amostras biológicas de crianças

O Arsênio (As) é, em linhas gerais, um elemento químico de ocorrência natural na crosta terrestre, presente em mais de 200 minerais, potencialmente tóxico. Sua intoxicação aguda pode incluir sintomas como dor abdominal e diarreia, dentre outros. Estudos anteriores detectaram concentrações altas do As em amostras biológicas de crianças. Por isso, a análise da bioacessibilidade do As surge como resposta deste projeto para decifrar a origem e magnitude desse quadro, de modo a fornecer uma base crucial na formulação de intervenções e políticas de saúde pública. Essas ações deverão ser direcionadas a minimizar os riscos associados a tais taxas em Aranha, Brumadinho-MG.

Após coletas estratégicas, a ideia é fazer o processamento e análise química na identificação de concentrações de As e outros metais. A realização de testes in vitro irão simular condições gastrointestinais humanas para determinar a quantidade de As liberada das matrizes (solo/poeira), tornando-se disponíveis para absorção no corpo humano. O entendimento aprofundado dessas concentrações é vital na promoção da saúde e bem-estar das crianças e população em geral do distrito de Aranha, estabelecendo diretrizes eficazes para mitigar os impactos negativos à saúde e contribuindo para um ambiente mais seguro e saudável.

Esse projeto foi contemplado via Plataforma Semente, em cumprimento do Termo de Compromisso celebrado nos autos dos inquéritos civis nº MPMG-0090.22.000051-8 e nº MPMG-0301.22.000253-1.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP)

Data de Início: 1º de setembro de 2024

Município de Execução: Brumadinho

Orçamento do Projeto: R$ 286.000,00

Período de Execução: 9 meses

Status: Em andamento

 

Foto: Praça da Matriz em Aranha, Brumadinho-MG. Reprodução | ceudemontanhas.com.br

 

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: