Publicado em: 21/03/2025
55

Expedição do projeto Opará percorre cidades no Rio São Francisco

Equipado com um laboratório a bordo, barco faz a análise da água nas comunidades ribeirinhas


Em execução desde o ano passado, o projeto "Opará: Observatório cidadão da qualidade ambiental no médio São Francisco" lançou nesta semana uma expedição para percorrer as águas do rio. Um evento solene marcou a abertura da expedição na última segunda-feira (17/3), em Pirapora, e o barco zarpou para percorrer as comunidades ribeirinhas na terça (18).

Equipado com um laboratório a bordo para fazer a análise e o monitoramento das águas de cada local, o barco Opará conta com alojamento para 12 pessoas, incluindo três tripulantes. A equipe partiu de Pirapora na terça rumo a Ibiaí, onde recebeu visitas da comunidade na quarta (19) e na quinta (20), apresentando o projeto e a embarcação. Na sexta (21), chegou a São Romão, e a cidade de São Francisco foi a última parada, no sábado (22), antes de retornar a Pirapora.

Viabilizado pelo Semente, o Opará é uma iniciativa da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e outras instituições. A solenidade que marcou o início da expedição contou com a presença da responsável pela Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do MPMG, promotora Tatiane Aparecida de Almeida Carvalho, do prefeito de Pirapora, Alex Cesar, da prefeita de Ibiaí, Maurina Fonseca Mota de Matos, de representantes do Ibama, da Marinha e da Secretaria de Estado e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

PLANEJAMENTO E GESTÃO

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, presidiu o evento, que teve também o diretor técnico da Fadenor, professor Roney Versiani Sindeaux, e do professor e pesquisador Mauricio Lopes de Faria, um dos responsáveis pela coordenação do Opará, junto com os participantes e pesquisadores da iniciativa.

"O projeto foi imaginado como uma forma de gerar informação em tempo real sobre a qualidade do rio, de forma a alimentar o Poder Público, nas suas mais diversas dimensões, fornecendo informações para que as pessoas possam fazer planejamento e gestão dos recursos hídricos", disse Maurício, que é doutor em Ecologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no evento realizado no Cais do Porto de Pirapora.

Sobre o Semente

O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais. Iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do terceiro setor.

No Instagram: @novosemente.


VEJA TAMBÉM:

 

Texto e fotos: Francisco Luz/Semente

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: