Instituto proponente realiza ações de apoio à comunidade local, desde a manutenção das áreas públicas e resíduos gerados até às demais assistências sociais emergenciais, visto que a comunidade não conta com transporte público
Serra dos Alves é uma pequena comunidade situada no distrito de Senhora do Carmo, em Itabira, região centro-sul do estado. Sofrendo gradativamente com os impactos negativos do aumento do turismo, especulação imobiliária e problemas ambientais diversos, ela conta desde 2019 com o Instituto Bromélia, que desenvolve atividades convergentes à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Junto ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Parque Estadual Mata do Limoeiro, o proponente atua em ações ambientais locais, envolvendo as comunidades do entorno, seus visitantes e instituições de ensino em trabalho de campo na região.
A parceria visa defender os saberes tradicionais e operações para a sustentabilidade e preservação ambiental, além dos patrimônios materiais e imateriais do local. Informam sobre a importância e objetivos de existência das unidades de conservação (UCs), assim como sua biodiversidade faunística e florística. Nesse contexto, áreas de combate à incêndio ou de preparação e prevenção como aceiros, em geral, são acessíveis somente com veículos fortes e de tração 4x4. Já em períodos chuvosos, os locais ficam impossibilitados de saírem de suas residências, inclusive para acesso à saúde.
O objetivo principal do fomento à governança comunitária é a aquisição de veículo para oferecer suporte às atividades, tarefas e ações de prevenção e combate a incêndios florestais, sendo ele uma caminhonete tração 4x4, que inclusive auxilie a comunidade local sem transporte público regular. A ideia, portanto, busca alcançar regiões de difícil acesso, principalmente em períodos chuvosos, bem como otimizar as intervenções de preservação do meio ambiente e eventuais combates à incêndios na região. Esse projeto foi contemplado via Semente, em cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) nº MPMG-0317.20.000890-0.
Semente
O Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Instituto Bromélia
Data de Início: 23 de setembro de 2024
Município de Execução: Itabira
Orçamento do Projeto: R$ 250.000,01
Período de Execução: 3 meses
Status: Em andamento
Foto: Centro Comunitário na Serra dos Alves. Reprodução | Inst. Bromélia
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604