
Projeto tem como objetivo fortalecer a capacidade de resposta a incêndios florestais da equipe do Instituto com a aquisição de novos equipamentos
Localizada no Quadrilátero Ferrífero, a cerca de 110 km de distância de Belo Horizonte, Itabira representa um ponto de transição entre a Mata Atlântica, bioma predominante no município, e o Cerrado. Essa situação torna a cidade de pouco mais de 110 mil habitantes vulnerável à ocorrência de incêndios florestais em períodos de estiagem. O projeto "Fortalecimento da Brigada e Ações de Preservação e Conservação do Meio Ambiente através do Instituto Bromélia nas Unidades de Conservação de Itabira" visa ampliar a resiliência local e melhorar a estrutura de combate ao fogo.
Para aumentar a capacidade de prevenção, monitoramento e enfrentamento aos incêndios, o objetivo é reforçar a brigada florestal do Instituto Bromélia com a aquisição de equipamentos específicos para esse fim: serão adquiridas duas motos para patrulhamento e acesso rápido a áreas de terreno acidentado e um drone para monitoramento aéreo e detecção precoce de focos de incêndio, bem como um conjunto para picape com tanque para transporte de água e equipamentos essenciais no combate direto aos fogos.
Esses recursos permitirão à equipe do Instituto uma atuação mais abrangente no trabalho realizado nas Unidades de Conservação (UC) do município, fortalecendo a segurança dos brigadistas e aprimorando a eficiência das ações. A proposta também deve trazer impacto direto nas comunidades rurais e vizinhas das áreas de vegetação e das próprias UCs, além de beneficiar a biodiversidade e a manutenção do meio ambiente.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento do Termo de Compromisso celebrado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Vale S.A. nos autos do Inquérito Civil nº 0317.19.001379-5, objeto de acompanhamento pelo PA-TAC nº 30.16.0317.0123941.2024-80; e nos autos do Inquérito Civil nº 0317.19.001.342-3, objeto de acompanhamento pelo PATAC nº 30.16.0317.0185686.2025-04.
Sobre o Semente
O Semente conecta o MPMG à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Instituto Bromélia
Data de Início: 05/02/2026
Município de Execução: Itabira
Bacia Hidrográfica: Bacia do Rio Doce
Orçamento do Projeto: R$ 157.619,05
Período de Execução: 3 meses
Status: Em andamento
Foto de capa: atuação da brigada florestal do Instituto Bromélia
Termo de Compromisso
Plano de monitoramento
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 245, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601