Viaturas para a fiscalização de ações ilegais de garimpagem irão ajudar na atuação da Polícia Militar em distrito de Bocaiúva
A presença de garimpos ilegais no Rio Jequitinhonha causa danos irreparáveis ao meio ambiente, com problemas que afetam a biodiversidade do rio e também do entorno, com o risco de contaminação por mercúrio das comunidades ribeirinhas. Essa situação é agravada pelo difícil acesso às áreas em que agem os garimpeiros. O projeto "Garimpo Zero em Terra Branca" tem por objetivo equipar a 210ª Companhia de Polícia Militar de Bocaiúva com duas viaturas 4x4 que permita a sua presença nestes territórios.
Atualmente, a PM da região não dispõe de carros que possam alcançar essas áreas remotas, o que limita a eficácia nas ações de fiscalização. Com a aquisição das novas viaturas, será possível intensificar tal monitoramento em áreas remotas, garantindo a preservação do meio ambiente e a segurança da comunidade, além de fortalecer a presença do Estado em locais antes de difícil acesso.
A proposta tem a meta de oferecer à sociedade maior segurança objetiva e subjetiva, tendo em vista a ostensividade da patrulha executada a essas comunidades, hoje carentes de presença policial. Isso também vai aumentar a segurança dos policiais nos deslocamentos e patrulhamento, proporcionando melhores condições de trabalho aos militares.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento ao disposto na Ação de Cumprimento de Sentença nº 5004582.56.2024.8.13.0073.
Sobre o Semente
O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias ou indenizatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Conselho Comunitário de Segurança Pública
Data de Início: 04/08/2025
Município de Execução: Bocaiúva
Bacia Hidrográfica: Bacia dos Rios Verde Grande e Pardo de Minas
Orçamento do Projeto: R$ 558.100,00
Período de Execução: 9 meses
Status: Em andamento
Plano de monitoramento
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 63, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601