Publicado em: 24/09/2024
52

Gestão e manejo da água no Vale do Jequitinhonha-MG

Proposta visa replicar tecnologias sociais de aproveitamento e manejo das águas das chuvas, bem como o tratamento de águas cinzas e esgoto sanitário rural em sistemas de produção familiares

As comunidades nos municípios de Berilo, Capelinha e Minas Novas passam por períodos de estiagem superiores a sete meses. Monoculturas, criações de gado, erosões e assoreamentos dos cursos d’água atuam para comprometer a recarga hídrica. Neste contexto, faltam políticas públicas apropriadas que ajudem a oferecer serviços básicos, como o esgotamento sanitário no meio rural, e de assistência técnica e extensão. Assim, pede-se o desenvolvimento de estratégias a fim de contribuir para a permanência das famílias no seu lugar de origem, como a implementação de tecnologias sociais já testadas e aprovadas.

Dentre elas, as barraginhas serão capazes de captar águas de chuva para regular o fluxo das enxurradas, evitar assoreamento e abastecer o lençol freático e/ou disponibilizar água para usos produtivos; fossas ecológicas e sistemas de tratamento de água cinza também deverão ser implementadas, a fim de demonstrar sua viabilidade para solucionar boa parte dos problemas ocasionados pela ausência do saneamento básico rural e suas consequências danosas às famílias locais. Em todas as fases do projeto, o acompanhamento técnico possibilitará a devida orientação ao uso adequado do solo e dos recursos naturais, além da própria produção agroecológica.

A presente proposta irá contemplar diretamente 75 famílias de agricultores no contexto da população rural dos municípios abrangidos e, indiretamente, toda a comunidade local, considerando ainda que as famílias porventura não contempladas diretamente com as tecnologias sociais constarão em uma lista prioritária de atendimento pela instituição proponente. Vale ressaltar também que as intervenções, apesar de serem construídas em propriedades familiares específicas, abrangerão reuniões e diálogos a serem propostos com abertura total às comunidades.

Portanto, a ideia é promover a sustentabilidade hídrica e ambiental em unidades familiares do Vale do Jequitinhonha, com a construção de barraginhas, círculos de bananeiras e fossas ecológicas, qualificando e ampliando o sistema rural familiar de gestão da água e esgotamento sanitário. Esse projeto foi contemplado via Plataforma Semente, em cumprimento da cláusula 15ª do Termo de Compromisso celebrado nos autos do inquérito civil nº 0024.13.170044-5.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica

Data de Início: 17 de setembro de 2024

Municípios de Execução: Berilo, Capelinha, Minas Novas

Orçamento do Projeto: R$ 329.000,00

Período de Execução: 18 meses

Status: Em andamento

 

Foto meramente ilustrativa: Luciano Cordoval | projetobarraginhas.blogspot.com

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: