O manejo populacional de cães e gatos – MPCG – é um conjunto de ações que tem como objetivo melhorar a saúde e o bem-estar não somente para animais de abrigos, mas também para qualquer tipo de animal desprovido de assistência veterinária e que vive em situação de risco. O MPCG é o tema mais discutido em nova área de atuação da medicina veterinária, a Medicina Veterinária do Coletivo. Por se tratar de uma área nova, até então pouco abordada nas faculdades de veterinária do Brasil, faz-se necessário proporcionar capacitações para os profissionais que atuam nas áreas de controle de zoonoses e controle animal. Isso porque o despreparo desses profissionais pode gerar um descontrole nas populações de cães e gatos, que por sua vez leva a um aumento das zoonoses, abandono e casos de maus-tratos a animais.
Verifica-se que a capacitação de profissionais que atuam diretamente no controle animal gera o conhecimento e as práticas técnicas e racionais, para a melhoria do ambiente e da qualidade de vida dos seres humanos e animais. Assim sendo, torna-se imprescindível que os municípios estimulem a capacitação de seus profissionais, garantindo a gestão racional dos recursos que normalmente são escassos.
Diante dessa situação, o projeto "GESTÃO EM MANEJO POPULACIONAL DE CÃES E GATOS" foi proposto na Plataforma Semente pelo Instituto Técnico de Educação e Controle Animal, e contemplado pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itabirito, por meio do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Ação Civil nº 0319.04.017061-9 e 0319.04.017060-1.
Esse projeto propõe a capacitação de profissionais para a gestão das políticas públicas e ações referentes ao manejo populacional de cães e gatos em 120 municípios integrantes do Programa Regional em Defesa da Vida Animal – PRODEVIDA (http://defesadafauna.blog.br/prodevida/) –, idealizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna do Ministério Público de Minas Gerais (CEDEF/MPMG), com a elaboração de um programa de manejo populacional de cães e gatos para cada município envolvido.
Os profissionais participantes da capacitação serão indicados pelos prefeitos de cada cidade, que serão oficiados por cada uma das Promotorias de Justiça. O curso será oferecido para até três pessoas de cada município, totalizando 360 vagas. Já os programas de manejo populacional de cães e gatos serão entregues ao final da capacitação, assinados pelos respectivos prefeitos.
Proponente: Instituto Técnico de Educação e Controle Animal
Municípios de execução: integrantes do PRODEVIDA
Valor do Projeto: R$ 226.000,00
Período de Execução: 16 meses
Data de início do projeto: 01/04/2020
Status: Concluído, com prestação de contas aprovada.
Relatório final de atividades e prestação de contas apresentado pelo proponente.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604