O projeto Gestão hídrica nas bacias que compete a Associação dos Produtores Rurais da Região do Mundo Novo foi apresentado na Plataforma Semente para a realização do monitoramento de cota e vazão em 10 pontos: 4 estações ao longo ribeirão Soberbo e afluente, 3 estações nos afluentes do ribeirão Mundo Novo e 3 estações na bacia do Entre Ribeiro, onde existe conflito pelo uso da água, dando aos produtores e sociedade a segurança que todos estão cumprindo seu papel.
Com o projeto de monitoramento, será possível determinar, em tempo real, como a água é usada, equalizando e mitigando os conflitos, possibilitando um manejo correto. Os dados serão disponibilizados em sistema online próprio e encaminhados para que o Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM possa fazer o monitoramento e estudo do uso da água de forma a contribuir nas decisões e gestão de escassez hídricas, com publicidade e transparência.
A expectativa é que os produtores se conscientizem que não serão penalizados ao enviar dados para o IGAM, mas sim, ser auxiliados, aumentando e potencializando suas lavouras, com planejamento das safras, frente a disponibilidade hídrica, garantindo-se à sociedade, por outro lado, que os recursos hídricos são utilizados de forma adequada.
Realizado em três fases, o projeto foi contemplado em cumprimento da cláusula 10ª do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5000381- 78.2018.8.13.0704.
Na primeira fase, haverá a implantação de telemetria na microbacia do ribeirão Soberbo e afluentes. Na segunda, o método será implantado na microbacia do Mundo Novo e na terceira fase, a telemetria será implantada na bacia do ribeirão Barra da Égua, Aldeia e ribeirão do Carmo. Ao final, haverá um workshop com todos os usuários da bacia de conflito para explicar que é possível produzir de forma a atender a legislação ambiental no que diz respeito ao uso da água.
Proponente: Associação dos Produtores Rurais da Região do Mundo Novo
Local de execução: Unaí
Valor do projeto: R$ 600.000,00
Período de execução: 12 meses
Data da contemplação: 19/10/2022
Status: em andamento
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604