Publicado em: 05/11/2024
71

Guardiões do Quadrilátero Ferrífero

Projeto tem como objetivo modernizar a frota do 2º Pelotão da Polícia Militar do Meio Ambiente de Conselheiro Lafaiete com a aquisição de três novas caminhonetes Toyota Hilux para servirem de viaturas, além de um drone, computadores, ar-condicionado e outros itens que ajudem a reestruturas essas unidades.

O minério de ferro é uma das principais riquezas presentes na região de Conselheiro Lafaiete, onde atua o 2º Pelotão da Polícia Militar do Meio Ambiente. Mas a região sofre com o garimpo, problema que causa diversos danos ambientais, como o desmatamento, a contaminação de rios, conflitos sociais e problemas de segurança, afetando negativamente as comunidades e a economia locais. Para combater a extração ilegal, a iniciativa "Guardiões do Quadrilátero Ferrífero" trabalha para modernizar o combate ao garimpo por meio da aquisição de novas viaturas e equipamentos que ajudem a executar as atividades de investigação e segurança de forma mais eficaz.

O objetivo do projeto é adquirir três novas caminhonetes Toyota Hilux como viaturas, um drone, computadores, ar-condicionado, mobiliário e outros bens que ajudem a reestruturar as frações do Pelotão de Conselheiro Lafaiete. Com a renovação da frota, os profissionais terão melhores condições de atender às denúncias de crimes ambientais que ocorrem na área, com ganho na prestação de serviços à sociedade e nas ações preventivas no meio ambiente, destacando-se a atuação na Serra da Mantiqueira e nas demais cidades da região.

A utilização de drones em operações de fiscalização traz uma série de benefícios no monitoramento e combate a crimes ambientais, permitindo o acesso a áreas remotas e de difícil alcance, hoje inacessíveis ou perigosas para os policiais – como regiões de floresta densa e áreas montanhosas. Com o alerta feito pelos drones, as novas viaturas permitirão uma resposta ágil em situações de emergência, como incêndios florestais, desmatamentos em andamento ou vazamento de produtos químicos.

Também será possível atender um maior número de demandas, quer sejam do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), quer sejam de outros órgãos. Com os novos equipamentos, o 2º Pelotão pode ampliar seus esforços para auxiliar na preservação do meio ambiente urbanístico, patrimônios histórico-culturais, parques e unidades de conservação, além do atendimento à população de forma geral. Essa proposta foi contemplada no Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5004638-30.2022.8.13.0180.

Semente

O Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do MPMG, em parceria com o CeMAIS, para o recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.

Proponente: Ampasa (Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde)

Data de Início: 04 de novembro de 2024

Municípios de Execução: Piranga, Congonhas, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, São João del-Rei

Bacia Hidrográfica: Bacias do Rio Grande, dos Rios das Velhas e Paraopeba e do Rio Doce

Orçamento do Projeto: R$ 1.000.000,00

Período de Execução: 05 meses

Status: Em andamento

 

Foto meramente ilustrativa: Sérgio Mourão/Acervo Setur-MG

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: