As altas temperaturas, o baixo volume de chuvas e a sensação térmica elevada são características climáticas de Paracatu, no Noroeste do estado. Isso as áreas verdes essenciais para melhorar a qualidade de vida da população.
Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro IFTM, em Paracatu, permanecem no Campus durante todo o dia, pois as aulas são ministradas em dois turnos. Por meio do projeto, será possível a criação da área de conservação ambiental em três hectares do IFTM, para a sustentabilidade dos sistemas naturais do cerrado e o desenvolvimento de atividades socioambientais para alunos das redes federal, estadual e municipal de ensino. Esta área a ser recuperada era parte do antigo lixão de Paracatu.
Assim, dar a devida função social a esta área por meio da formação de um espaço para educação ambiental, com trilha ecológica, proporciona um lugar adequado para a ampliação do conhecimento, bem como ideal para interação socioambiental.
Os momentos ociosos poderão ser preenchidos por atividades extras como trilha interpretativa, para conhecimento das plantas nativas do cerrado, contemplação e valorização da natureza, além do desenvolvimento do respeito, do cuidado e da preservação do ecossistema.
Neste sentido, o projeto foi contemplado em cumprimento da cláusula 2.1.10 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 0092646- 18.2015.8.13.0470.
Portanto, este projeto tem por objetivo formar um espaço para educação ambiental de alunos das escolas municipais, estaduais e federal de Paracatu, por meio da recuperação de área degradada e criação de área de conservação ambiental.
Proponente: Fundação de Apoio Universitário
Local: Paracatu
Valor do Projeto: R$ 205.454,40
Período de Execução: 12 meses
Data da Contemplação: 14/02/2022
Status: Em andamento
Plano de monitoramento
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604