Construção de cerca de 7 quilômetros de novas redes vai possibilitar o abastecimento e a distribuição de água entre os diferentes sistemas de Itabira
A cidade de Itabira, localizada no Quadrilátero Ferrífero e distante 110 quilômetros de Belo Horizonte, enfrenta problemas com o tratamento de água para seus cerca de 117 mil habitantes por conta dos diferentes sistemas de abastecimento atualmente utilizados. Quando um dos sistemas apresenta falhas, não existe intercâmbio que possibilite o uso de uma das redes funcionais para sanar essa situação.
O projeto de "Interligação do Anel Hidráulico" foi pensado com soluções para essa questão. Uma maneira viável de abastecer a população seria por meio da transposição de água do Rio Tanque a uma Estação de Tratamento (ETA) no bairro Campestre, a ser instalada. A partir daí, com a construção de um novo anel hidráulico, será possível transferir a carga a reservatórios utilizados para a distribuição. As novas redes permitirão que a água transite entre os sistemas, além de ampliar o poder de captação.
A implantação da nova ETA Campestre vai aumentar a resiliência de toda a rede de distribuição, tratamento e abastecimento do município da Bacia do Rio Doce. O projeto também prevê a interligação entre a ETA Areão e o Reservatório Juca Batista e da ETA Pureza com a ETA Rio de Peixe.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Inquérito Civil nº 0317.19.001379-5 e cujo acompanhamento é objeto do PA-TAC - 30.16.0317.0123941.2024-80.
Sobre o Semente
O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias ou indenizatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Sociedade Ambiente Vivo Itabira (SAVI)
Data de Início: 18/07/2025
Município de Execução: Itabira
Bacia Hidrográfica: Bacia do Rio Doce
Orçamento do Projeto: R$ 10.908.500,00
Período de Execução: 12 meses
Status: Em andamento
Plano de monitoramento
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 63, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601