Associação dos Observadores do Meio Ambiente de MG desenvolve, desde 2016, projetos de comunicação em suporte à sociedade civil e entidades públicas atuantes na defesa do meio ambiente e de outros direitos coletivos. Um deles é o “Justiça e Arte”, agora na 3ª fase
A Fase III do “Justiça e Arte” prevê a realização de oficinas, palestras, concurso e produção de conteúdo artístico/informativo referente a temas ligados à educação, em uma parceria com o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (CAOEDUC) e escolas selecionadas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O objetivo do projeto é aproximar a atuação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, por meio da arte, na temática da educação.
Neste contexto, a ideia é estimular o sentimento de pertencimento dos estudantes junto à comunidade escolar. Para tanto, deverão ser executadas atividades culturais e educativas em escolas da RMBH, ampliando debates e aproximando-os do tema. A Associação dos Observadores do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, proponente do projeto, lembra que a comunicação digital provocou comunicadores a lançarem mão de linguagens, mídias e criatividade para que a informação seja cada vez mais palatável, de fácil e breve assimilação.
Foi nessa linha que se criou uma cultura interna no MPMG de abertura para parcerias com a sociedade civil voltadas a ampliar, por meio da arte, o empoderamento do cidadão e suas coletividades, revolucionando a relação entre dados técnicos e a comunicação direta com a população. Esta é a base do “Justiça e Arte”: ir de encontro dessa popularização do conteúdo ao descortinar o “juridiquês” de forma leve, envolvente e capaz de gerar empatia nas pessoas pelas ações constitucionais desenvolvidas pelo MPMG.
O foco das fases anteriores, em parceria com o CAOMA, CAOPP e CAOET, centro de apoio responsável pela destinação do recurso via Plataforma Semente, foi o combate aos crimes de lavagem de dinheiro, de corrupção e ambientais. CLIQUE AQUI e relembre a Fase II.
Em vista de manter o mesmo propósito de engajar a sociedade, a Fase III trabalhará com temas afeitos à educação, em razão do seu vasto campo de alcance e expressividade. Essa proposta foi contemplada com recursos oriundos – da reparação a danos a interesses coletivos – indicados pelo Centro de Apoio Operacional da Ordem Econômica e Tributária (CAOET/MPMG), em cumprimento dos Termos de Ajustamento de Conduta celebrados nos autos dos inquéritos civis nº MPMG-0027.23.000878-4 e MPMG-0027.23.000875-0.
Concurso de Cartuns "Educação, Justiça e Arte": conheça os selecionados e suas obras
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do MPMG, em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Associação dos Observadores do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Minas Gerais
Município de Execução: Belo Horizonte
Orçamento do Projeto: R$ 565.000,00
Período de Execução: 11 meses
Data da Contemplação: 17 de janeiro de 2023
Status: Em andamento
Capa: justicaearte.com.br
Plano de monitoramento
Participação da equipe técnica na solenidade de encerramento do projeto, em 26/09/24.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604