Publicado em: 15/12/2025
71

Manual ajuda a preservar cultura construtiva de Ouro Preto

Material do projeto Mãos, Madeira e Barro serve como guia para futuras intervenções em edificações históricas da cidade

O Centro Histórico de Ouro Preto é um testemunho vivo da trajetória de mais de 300 anos da antiga capital de Minas Gerais, desde sua fundação como Vila Rica até os dias de hoje. O casario que compõe uma das principais atrações da cidade registra em suas paredes saberes e técnicas tradicionais, que ajudam a explicar como foi possível erguer  tantas edificações em um terreno com topografia desafiadora. Para manter viva essa cultura construtiva, o projeto "Mãos, Madeira e Barro | Preservação das técnicas mistas de construção em Ouro Preto" contou com o lançamento, no último dia 11 de dezembro, de um Manual e um Documentário que detalham o passo-a-passo desses saberes.

O evento foi realizado no anexo do Museu da Inconfidência, em plena Praça Tiradentes, fruto do trabalho realizado pela Ambiental Pesquisas e Projetos, proponente da iniciativa. Com 160 páginas e ricamente ilustrado, o manual serve como um guia que resgata a cultura das técnicas construtivas tradicionais, e dos desafios em face do período industrial, para preservar a memória em futuras intervenções nas edificações históricas de Ouro Preto.

Ponte entre passado e presente

Executado em parceria com a A Pique Arquitetura e Memória, o projeto teve como objetivo registrar toda essa diversidade construtiva que caracteriza a cidade e atrai tantos olhares, seja de visitantes curiosos, seja de moradores locais. O Manual serve como uma verdadeira ponte entre os mestres construtores do passado e os profissionais contemporâneos, que agora contam com uma base para realizar ações de conservação das edificações, necessária para manter a história viva.

"Para conseguirmos chegar na realidade que temos hoje, começamos a fazer uma investigação lá atrás, quando Ouro Preto começou a ser preservada. Investigamos os primeiros planos feitos para isso, e houve uma gama de planos, até mesmo antes da fundação do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). E esses planos foram trazendo subsídios para a gente entender como a cidade foi se preservando", explicou a proponente Adelaide Dias, uma das pesquisadoras responsáveis pela elaboração do Manual.

Analista técnica responsável pelo monitoramento da iniciativa por parte do Semente, a arquiteta Francielle Ferreira destacou a união de forças que ajudou a produzir esse registro de conhecimentos tão tradicionais: "É um trabalho fantástico, que reuniu a sociedade civil, os técnicos de patrimônio, os órgãos de preservação e a academia. "Torço para que esse projeto se expanda, pois Minas Gerais tem tantos núcleos tombados, e isso representa uma devolução para a sociedade", lembrou.

Os dois materiais produzidos por meio do projeto estão disponíveis online. O Manual "Mãos, Madeira e Barro" pode ser acessado gratuitamente por este link, e o Documentário pode ser assistido pelo YouTube.



Sobre o Semente

O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.

No Instagram: @novosemente.

 

Fotos: Francisco Luz/Semente

Realizadores

Endereço

Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 245, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036

Contato

31 3370-6601
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: