Em 2017, o Instituto Interagir começou a realizar o projeto Mapa da Mina que consiste em: identificação, mapeamento, proteção e recuperação das nascentes do município de Ipatinga-MG, bioma da Mata Atlântica. Como uma ação inicial, o projeto identificou 565 nascentes no município. A partir desse mapeamento, constatou-se que cerca de 45% das nascentes precisam de alguma intervenção, em razão de degradações. Confirmou-se ainda que uma parte delas vêm diminuindo suas vazões ou até secando.
Diante da necessidade de avançar no monitoramento e recuperação dessas nascentes, uma nova fase do projeto foi proposta na plataforma Semente sendo contemplado, em 2018, pela Promotoria de Justiça da comarca de Ipatinga por meio do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG 0313.08.000176-8.
As atividades do projeto envolveram a manutenção e atualização do diagnóstico das nascentes, recuperação de 17 nascentes com a doação de 4.800 mudas, visitas de monitoramento e orientação, medição e monitoramento de 10 pontos de vazão hidrológica, entre outras.
Destaca-se que com a recuperação das nascentes se obterá, entre outros benefícios, a melhoria da qualidade das águas e dos cursos d’água; regularização das vazões nas estações do ano, manutenção ou aumento da quantidade de água disponível e melhoria das condições de saúde da população.
Mapeamento, proteção e recuperação das nascentes do município de Ipatinga e monitoramento das vazões dos cursos d’água do município de Ipatinga
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604