Iniciativa busca aquisição de drones para a Sétima Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente para realizar levantamento de informações em tempo real
O uso da tecnologia para acompanhar situações em tempo real é fundamental no trabalho de proteção ao meio ambiente, como o realizado pela Sétima Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais. Para realizar um controle mais efetivo na verificação de desmatamentos, poluição ambiental e monitoramento de nascentes, além de analisar focos de incêndios ambientais e outras situações, o projeto "Meio Ambiente: um olhar atento" busca adquirir dois drones para a 7ª Cia PM Meio Ambiente.
Os equipamentos deverão constituir peça importante na elaboração de laudos indiretos, identificação e caracterização de infrações ambientais e até mesmo para a formação de convicção em ações penais – algo necessário nos municípios de Vazante e São Gonçalo do Abaeté, que têm sofrido com problemas na agenda de flora. O equipamento proposto no projeto conta com câmera termográfica, que suporta medição de temperatura pontual e de área para casos de incêndio.
A proposta torna possível detecções de intervenções ambientais em locais de difícil acesso, tais como áreas de aclive e declive acentuados ou de vegetação muito adensada, onde a penetração é mais complexa. Os drones também poderão ser utilizados, quando necessário, para apoio a ações da Defesa Civil.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento do Termo de Compromisso celebrado nos autos do Inquérito Civil nº 0480.24.000135-8, objeto de acompanhamento no PA-TAC nº MPMG-0480.24.000503-7.
Sobre o Semente
O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias ou indenizatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem expressivos resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Conselho Integrado do Meio Ambiente (CIMA)
Data de Início: 15/05/2025
Municípios de Execução: Vazante, São Gonçalo do Abaeté
Bacias Hidrográficas: Bacia Alto do Rio São Francisco e Bacia dos Rios Paracatu e Urucuia
Orçamento do Projeto: R$ 86.500,00
Período de Execução: 2 meses
Status: Em andamento
Capa ilustrativa: modelo de drone DJI Mavic 3 Enterprise/Divulgação
Plano de monitoramento
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604