Projeto visa capacitação e qualificação em gestão ambiental para gestores e população em geral
O trabalho de monitoramento, planejamento e gerenciamento dos recursos ambientais é dependente da capacidade de gestores competentes no tema, principalmente no âmbito municipal. O projeto "Melhor Conselho" tem como objetivo qualificar e capacitar gestores públicos e a população em geral, possibilitando a implementação de um melhor controle de questões ambientais no norte de Minas Gerais.
Na proposta, os membros de Conselhos Municipais e outros profissionais de órgãos gestores na área serão beneficiados com a elaboração de conteúdo técnico e científico para o apoio às atividades. Isso vai permitir que o exercício das atribuições de cada setor seja melhor executado.
Os problemas causados pela intervenção do homem têm provocado desequilíbrio ambiental, por vezes, irreversível. A manutenção desse equilíbrio exige a interação e o compromisso em instância local, pois os municípios são as unidades administrativas diretamente atingidas pelas alterações ambientais. Também serão sugeridos projetos ambientais de cada área, e os Conselhos verificarão se existe legislação ambiental específica nos municípios de execução do projeto "Melhor Conselho".
Essa proposta foi contemplada em cumprimento ao Termo de Compromisso firmado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG-0278.15.000383-0.
Sobre o Semente
O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais e do país. Iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do terceiro setor.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor)
Data de Início: 03/02/2025
Municípios de Execução: Catuti, Janaúba, Bocaiúva, Monte Azul, Guaraciama, Pintópolis, Jequitaí, Fruta de Leite, Pai Pedro, Berizal, Josenópolis, Montezuma, Itacambira, Olhos-d'Água, Itacarambi, São Francisco, Vargem Grande do Rio Pardo, Francisco Dumont, Lassance, Verdelândia, Botumirim, São João das Missões, Lontra, Serranópolis de Minas, Japonvar, Cristália, Patis, Curral de Dentro, Santa Cruz de Salinas, São João da Ponte, Mirabela, Buritizeiro, Bonito de Minas, São João do Paraíso, Ibiracatu, Campo Azul, Pirapora, Espinosa, São João do Pacuí, Montes Claros, Lagoa dos Patos, Pedras de Maria da Cruz, Nova Porteirinha, Varzelândia, Miravânia, Salinas, São João da Lagoa, Mamonas, Porteirinha, Matias Cardoso, Taiobeiras, Januária, Coração de Jesus, Juramento, Mato Verde, Claro dos Poções, Rio Pardo de Minas, Cônego Marinho, Várzea da Palma, Jaíba, São Romão, Grão Mogol, Juvenília, Ibiaí, Francisco Sá, Ninheira, Padre Carvalho, Icaraí de Minas, Engenheiro Navarro, Luislândia, Brasília de Minas, Santa Fé de Minas, Indaiabira, Manga, Santo Antônio do Retiro, Ubaí, Riacho dos Machados, Glaucilândia, Montalvânia, Gameleiras
Bacia Hidrográfica: Bacia dos Rios Verde Grande e Pardo de Minas
Orçamento do Projeto: R$ 245.300,00
Período de Execução: 12 meses
Status: Em andamento
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604