Publicado em: 21/06/2024
81

Memorial Casa Afonso Pena | 40 anos - Fase 1

Projeto propõe ações para otimizar a preservação e valorizar o acervo histórico-cultural do Memorial Casa de Afonso Pena, centro de memória da Faculdade de Direito da UFMG

A Escola Livre de Direito, atual Faculdade de Direito da UFMG, foi fundada em 1892, em Ouro Preto, por jovens que haviam retornado de seus estudos na Europa. Dentre eles, Afonso Pena, que se tornaria o seu primeiro diretor. Em 1898, ela foi transferida para Belo Horizonte. Hoje, além da sua estrutura administrativa e salas de aula, a Faculdade conta com órgãos complementares e de riqueza histórica e documental, como o Memorial Casa Afonso Pena, centro de memória criado para salvaguardar um acervo de documentos, publicações e bens culturais relevantes para a história recente de Minas Gerais.

O presente projeto foi dividido em quatro fases – aqui, propõe-se executar a Fase 1, em que será feita a análise das condições técnicas de organização digital, acomodação física, preservação de parcela de itens raros e necessidades para a recuperação de itens danificados. O trabalho resultará na produção de um diagnóstico técnico e de filme informativo/institucional, esse segundo, para ampliar o conhecimento da Sociedade Civil acerca desse importante acervo cultural a nível nacional.

Essa proposta foi contemplada com recursos oriundos da reparação de danos causados por condutas ilícitas praticadas na gestão de sociedades empresárias, indicados pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributárias (CAOET). A contemplação foi realizada em cumprimento do Termo de Compromisso celebrado nos autos do inquérito civil nº MPMG-0024.23.007383-5.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Associação Voz

Data de Início: 13 de junho de 2024

Município de Execução: Belo Horizonte

Orçamento do Projeto: R$ 114.700,01

Período de Execução: 3 meses

Status: Em andamento

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: