Percurso de 555 quilômetros passará por uma reestruturação completa. Em paralelo, serão realizadas ações de conscientização sobre a importância da preservação e potencialidade turística desse ativo ambiental para a região
O município de Brasilândia de Minas, no Noroeste do Estado, conta hoje com aproximadamente 16.950 habitantes e o bioma presente é tipicamente caracterizado como cerrado. Localizada ao pé da serra, a cachoeira do córrego Extrema é um dos principais pontos turísticos da região e passa por vários problemas. Devido ao uso desordenado, o crescimento populacional e a falta de conscientização da comunidade local, esse espaço de riqueza ambiental tem lidado com degradação e depredação de suas nascentes, excesso de lixo, vandalismo, falta de infraestrutura e focos potencializadores de incêndio.
Diante desse cenário, o Rotary Club de João Pinheiro apresentou ao Semente o projeto “Meu Pé de Serra”. O objetivo é promover ações de revitalização dos 555 quilômetros de caminho de acesso a cachoeira da Serra Extrema e, em paralelo, a realização de ações de conscientização sobre a importância da preservação e potencialidade turística para a região.
A proposta prevê obras de reestruturação do acesso ao topo da serra e ao córrego, incluindo sinalização, sistema de drenagem, além da limpeza e arborização da passagem, com o plantio de mudas. O projeto “Meu Pé de Serra” foi apresentado na Plataforma Semente, terá duração de três meses e será custeado por medida compensatória ambiental estabelecida na cláusula 3ª do Termo de Compromisso celebrado nos autos do Inquérito Civil nº 0363.20.000464-8.
O Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, por meio de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.
*
Proponente: Rotary Club de João Pinheiro Participação
Municípios de execução: Brasilândia de Minas
Valor do Projeto: R$ 48.000,00
Período de Execução: 3 meses
Data da Contemplação: 14 de fevereiro de 2023
Status: Em execução
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 30/11/2023.
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 31/08/2023.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604