Programa quinzenal, apresentado pela jornalista Patrícia Diou, convida importantes nomes da área ambiental em busca de reflexões e conhecimento sobre o futuro do meio ambiente
Desvendar os desafios ambientais que enfrentamos hoje e conhecer as ações colocadas em prática que podem mudar o rumo do nosso planeta. Esta é a proposta do podcast Meu Ambiente, uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Com uma linguagem descomplicada e acessível, e convidados de destaque na área ambiental, os episódios chegam quinzenalmente às principais plataformas de streaming e no Youtube.
“Nós queremos levar a temática ambiental para falar com o cidadão comum, para discutir temas relevantes, falar de sustentabilidade, de preservação de água, de florestas, entre outros. Vamos apresentar histórias, receber convidados e propor diálogos inspiradores sobre o meu, o seu, o nosso ambiente. Cada episódio será uma oportunidade para aprender, refletir e instigar boas práticas socioambientais às atuais e futuras gerações”, esclarece o coordenador do CAOMA, o promotor de Justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto.
O acesso à informação ambiental qualificada está consagrado na seara dos diretos humanos fundamentais, essencial à garantia do direito ao meio ambiente saudável e equilibrado. “Para além dos instrumentos jurídicos, tão bem utilizados pelo Ministério Público na proteção do meio ambiente, nós trazemos um novo espaço de comunicação. O podcast vai possibilitar aos cidadãos informações, ideias, reflexões que vão descomplicar as questões ambientais”, afirma a apresentadora, jornalista e advogada Patrícia Diou.
1º episódio
Em 5 de novembro de 2015, acontecia o rompimento da barragem de Fundão, situada no Complexo Industrial de Germano, no Município de Mariana (MG), causando danos ambientais sem precedentes, a morte de 19 pessoas e desalojando dezenas de famílias. Anos depois, em 25 de janeiro de 2019, uma tragédia anunciada se repete: a barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), se rompe, soterrando com rejeitos: animais, florestas, casas, e deixando 272 mortos. Após anos das tragédias, como se encontram as vítimas? As cidades voltaram ao que eram antes? O que foi feito pelas pessoas atingidas e pelo meio ambiente nos entornos? A justiça está sendo feita?
O 1º episódio do podcast Meu Ambiente, lançado em 10 de agosto, responde a essas e outras questões, com histórias comoventes e em busca de respostas que toda a população ainda busca, em defesa da vida e do meio ambiente. A apresentadora Patrícia Diou conversa com o procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior, a jornalista e escritora Daniela Arbex e Alexandra Andrade, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão em Brumadinho (AVABRUM).
“Devido à importância do tema em todo o mundo, com especial atenção à situação atual do Brasil e do Estado de Minas Gerais, o podcast objetiva também ser um instrumento de conscientização e transformação. Para os próximos episódios vamos falar sobre gestão e prevenção de catástrofes, patrimônio histórico e muitos temas de importância para a sociedade”, revela o promotor de Justiça, Carlos Eduardo.
Foto de capa: Eric Bezerra / MPMG
Fotos: Lucas Rodrigues / Plataforma Semente
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604