Programa busca o desenvolvimento pessoal, profissional e social de moradoras de Piedade do Paraopeba, por meio da criação de uma cooperativa de artesãs
A inspiração e matéria-prima para a capacitação em artesanato é patrimônio natural e cultural da região de Piedade do Paraopeba, distrito de Brumadinho-MG. Haverá também formação sobre economia criativa, empreendedorismo, cooperativismo e formalização de negócios, com a orientação para transformar os produtos artesanais em fontes de renda sustentáveis e solidárias. Esse é o norte do projeto “Mulheres em Rede”, contemplado pela Plataforma Semente no último mês de julho.
A criação de uma cooperativa de mulheres artesãs oferecerá qualificação ao ofício e ao próprio empreendedorismo, buscando aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida das participantes. Além disso, a ideia é promover a valorização do patrimônio histórico e natural da região de Paraopeba, contribuindo para o turismo sustentável e diversificação econômica.
As participantes deverão ter entre 16 e 65 anos, com ensino fundamental completo, pertencentes às classes C, D e E, moradoras do distrito e comunidades adjacentes de Brumadinho. O projeto tem como objetivo capacitar 80 mulheres em técnicas artesanais, estimulando sua autoestima, criatividade e cidadania. Elas deverão demonstrar interesse em atuar de modo cooperativo com o mercado de artesanato, com a possibilidade de divulgarem seus trabalhos em feiras regionais.
Essa proposta foi contemplada em cumprimento ao Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5002343-33.2021.8.13.0090.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Serviço Social da Indústria, Departamento Regional de Minas Gerais (SESI/DRMG)
Município de execução: Brumadinho
Valor do Projeto: R$ 525.000,00
Período de Execução: 12 meses
Data da Contemplação: 6 de julho de 2023
Status: Em andamento
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 06 e 20/08/2024.
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 20/02/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604