Publicado em: 09/04/2024
69

Muros Invisíveis

Exposição coloca em foco a trajetória de professores negros que enfrentaram preconceitos de gênero e classe social. A partir dela, deverá ser apresentado o Ciclo de Debates Virtuais “Professores Negros”, no qual 21 docentes serão entrevistados

Em foco, os professores negros que foram e são fundamentais na construção de Paracatu como cidade. Suas vidas e trajetórias, que lutaram no enfrentamento dos preconceitos contra a cor de pele, gênero ou classe social, serão tema da exposição “Muros Invisíveis”, com 21 totens de cerca de dois metros de altura cada, a serem alocadas em praça pública. Motivado pela exposição, o Ciclo de Debates Virtuais “Professores Negros” entrevistará 21 professores, com uma abordagem sobre assuntos relacionados às suas trajetórias, inclusive nas escolas da cidade.

Como esse legado impacta as lutas sociais e políticas no presente, fortalecendo o protagonismo negro na sociedade? De acordo com dados apresentados pela Associação Cultural Sempre um Papo, proponente do projeto, censo de 2022 do IBGE indicou que o estado de Minas Gerais conta com a terceira maior população quilombola do país. Além disso, Paracatu está entre os dez municípios com mais quilombolas no estado, contabilizando 2.836 pessoas.

Diante disso, os objetivos desta proposta incluem promover a conscientização e o diálogo acerca da questão racial no município, por meio de uma retratação da realidade histórica e contemporânea. Ademais, busca proporcionar um espaço de reflexão e aprendizado através de ciclos de debates envolvendo os professores e atuantes no que tange ao assunto em questão, a fim de aprofundar a compreensão das temáticas étnico-raciais e incentivar a discussão construtiva em torno de um tema tão crucial para a sociedade brasileira. Esse projeto foi contemplado em cumprimento da cláusula 5 do Termo de Compromisso Ambiental celebrado nos autos do inquérito civil nº 0470.22.000403-5.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos sociais. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Associação Cultural Sempre um Papo

Data de Início: 15 de abril de 2024

Município de Execução: Paracatu

Orçamento do Projeto: R$ 567.000,00

Período de Execução: 5 meses

Status: Em andamento

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: