
Complemento do projeto pretende consolidar metodologia, estrutura institucional, normativa e operacional necessárias para efetivar a logística reversa de embalagens em Belo Horizonte
A disseminação da coleta seletiva em Belo Horizonte apresenta avanços desde sua implantação, mas os resultados ainda estão abaixo do esperado – tanto na cobertura do serviço quanto na efetividade da logística reversa de embalagens. E é sobre isso que trata o projeto "Novo Ciclo Belo Horizonte - 2ª Etapa - Apoio à Implementação".
Com o desenvolvimento da metodologia na primeira fase da proposta, foi demonstrado um caminho viável para reverter esse cenário. Essa nova etapa é essencial para garantir que as proposições construídas avancem na prática e se traduzam em ações concretas. Sem o apoio técnico proposto, há risco de desarticulação entre os atores, perda de sinergia institucional e abandono das soluções planejadas.
A sequência do projeto oferece o suporte necessário para transformar diagnósticos em resultados, com base em dados confiáveis, mecanismos financeiros sustentáveis e instrumentos de governança que assegurem justiça distributiva, inclusão social e eficiência no gerenciamento dos resíduos. Para isso, a atuação será feita sobre temas estratégicos, com foco na transformação do arranjo atual em um sistema funcional, transparente e inclusivo – capaz de ampliar a coleta seletiva, reduzir os custos municipais com o manejo de resíduos e melhorar as condições de trabalho e renda dos catadores.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento do Termo de Compromisso celebrado entre o Ministério Público de Minas Gerais e a Holding Belvedere LTDA nos autos do Inquérito Civil nº 04.16.0024.0115833.2024-54, objeto de acompanhamento do PA nº 30.16.0024.0250448.2025-79 e de outros Termos de Compromisso firmados pelo Ministério Público em instrumentos jurídicos diversos.
Sobre o Semente
O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Instituto Macuco
Data de Início: 10/12/2025
Município de Execução: Belo Horizonte
Bacia Hidrográfica: Bacia dos Rios das Velhas e Paraopeba
Orçamento do Projeto: R$ 546.800,00
Período de Execução: 8 meses
Status: Em andamento
Foto de capa: visita técnica durante a primeira etapa do projeto. Luísa Mosqueira/Semente
Termo de Compromisso
Plano de monitoramento
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 245, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601