Combinação da marimba e canto coral, em projeto proposto pela Fundação Dirce Figueiredo, proporciona experiência estruturada e visualmente estimulante, resgatando tradições e integrando-se ao Meio Ambiente Histórico-Cultural
Explorar novos horizontes musicais, diversificando timbres e fronteiras artísticas para crianças e jovens. Esse é um dos objetivos de “O Canto Coral e a Marimba para Educação Musical”, que visa promover a musicalização para novos alunos da Fundação Dirce Figueiredo, proponente do projeto. Ao introduzi-la, a ideia é inovar no formato de forma precisa e consistente, fomentando a consciência sobre tradições culturais e proporcionando uma experiência educacional que transcenda a música.
Além disso, ao integrar histórias sobre a marimba e o canto coral, a iniciativa busca o fortalecimento do Meio Ambiente Histórico-Cultural, chamando a atenção para a identidade da região de Capim Branco e Matozinhos, municípios de execução da proposta, e promovendo assim o entendimento e preservação locais.
Desde 2010 reconhecida como patrimônio cultural e imaterial da humanidade pela UNESCO, de acordo com a fundação proponente, a marimba é de matriz africana e reconhecida em formatos diversos na América Latina. Por sua vez, o canto coral também é reconhecido como patrimônio imaterial, ou seja, ambos representam instrumentos importantes na transmissão de patrimônios sonoros.
Essa implementação, incluindo as famílias das populações a serem contempladas, deverá contribuir ativamente na salvaguarda de relevante patrimônio cultural, atuando como guardiã de tal legado e evitando a diluição dos elementos envolvidos. O acesso aberto a tais manifestações reforça ainda o valor histórico compartilhado, por meio da marimba e canto coral. Esse projeto foi contemplado em cumprimento ao PATAC nº 0411.21.000106-0.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos sociais. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Fundação Dirce da Silveira Figueiredo
Data de Início: 06 de abril de 2024
Municípios de Execução: Capim Branco e Matozinhos
Orçamento do Projeto: R$ 150.000,00
Período de Execução: 12 meses
Status: Em andamento
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 05/07/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604